TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  20/8/2015  •  Tese  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Consultoria Empresarial

A Consultoria Empresarial teve seu início nos países industrializados, onde as economias de livre comércio começavam a imperar e as empresas privadas necessitavam de um diferencial competitivo frente aos novos desafios do livre comércio que ao mesmo tempo em que gerava uma oportunidade, trazia junto uma ameaça, pois tirava as empresas da zona de conforto em razão do aumento da concorrência que foi crescendo e se tornando acirrada. As mudanças no mercado externo e nas relações com os clientes, as inovações tecnológicas, a necessidade de reestruturação, as terceirizações são algumas das novas tendências que obrigou as organizações a buscar ajuda através de consultorias com profissionais altamente capacitados.

Depois as empresas dos países em desenvolvimento também sentiram a necessidade de buscar ajuda de consultorias, com o fenômeno da Globalização que fez com que o mundo se tornasse menor e mais exigente, com a integração em todos os aspectos e que impulsionou a dinâmica de aproximação das pessoas e a queda dos preços, tornando o lucro das empresas menor. Com isso, as consultorias se transformaram em uma necessidade para as organizações que desejavam ser competitivas e expandir sua atuação em um mercado globalizado e com muitos concorrentes.

Portanto, a consultoria é utilizada estrategicamente como aceleradora do desenvolvimento organizacional, capaz de impulsioná-la a alavancar seus negócios de forma assertiva e rápida. É de sua alçada dar um direcionamento para a empresa escolher a melhor estratégia com a menor possibilidade de cometer erros. No entanto, não adianta a empresa ter a melhor estratégia empresarial se ela não tiver uma base de pessoas comprometidas com a visão e a missão da organização, buscando de forma ativa o melhor desempenho no alcance de seus objetivos estratégicos. Com a consultoria é possível obter uma segurança maior para embasar e justificar algumas ações que produzirão impactos de grande monta nos processos de negócio e nas pessoas envolvidas.

Definindo Consultoria

A consultoria ganhou força junto às empresas graças à fragilidade das lideranças em gerenciar e influenciar sistematicamente seus liderados. Com isso, fortes fatores impulsionaram diretamente os serviços de consultoria nas organizações, pois cada empresa almejava ter suas estruturas organizacionais mais competitivas e ganhando cada vez mais espaço no mercado. Como as capacidades e recursos da empresa podem ser complexos e merecem estudos, observação e pesquisa, as consultorias passaram a exercer um papel importante na identificação da melhor forma de agregá-los na cadeia de valor e fazer com que os processos sejam eficazes e produzam vantagem competitiva.

Não deve ser novidade para ninguém encontrar funcionários altamente capacitados, mas incapazes de colocar em prática todo o conhecimento que possuem.

Toda contratação de uma consultoria, gera um grande acréscimo no conhecimento à gestão de recursos humanos e traz ganhos para a empresa de um modo geral. Embora seja difícil entender porque a consultoria exerce uma força maior no direcionamento dos recursos e capacidades da empresa, já que a experiência e informações sobre a empresa estão em poder dos colaboradores envolvidos nos processos internos. Mesmo assim, algum medo impede que coloquem em prática as decisões que devem ser tomadas para dar um melhor rumo a organização, e muitas vezes até com os diagnósticos em mãos, esse receio impede o desenvolvimento e crescimento. É comum descobrirmos no quadro funcional colaboradores altamente capacitados, mas que não conseguem traduzir para a prática a experiência e conhecimento que possuem.

É esse o principal aspecto e motivação que levam as empresas a buscar o apoio das consultorias, que visa identificar e eliminar deficiências em processos, o desenvolvimento de equipes, a elaboração de procedimento através de transferência de conteúdo, introdução de novos conceitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com