TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede de computadores

Por:   •  15/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

PADRONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE REDES DE DADOS ATRAVÉS DA NORMA NBR 14565 PARA SALA DE EQUIPAMENTOS DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE.

MANAUS - AM

2015

ELISSANDRO DA SILVA COLARES

RCN05S1

PADRONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE REDES DE DADOS ATRAVÉS DA NORMA NBR 14565 PARA SALA DE EQUIPAMENTOS DE EMPRESA DE PEQUENO PORTE.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade do Norte – Uninorte visando a obtenção do título de Técnico em Redes de Computadores.

Orientador:

Walter Charles Sousa Seiffert Simões

MANAUS - AM

2015

RESUMO

A norma NBR 14565 estabelece os requisitos mínimos de cabeamento em prédios comerciais, incluindo, tomadas e conectores para telecomunicações, conexões entre prédios comerciais ou em um “campus”. Entretanto, a implantação de uma sala de equipamentos seguindo as diretrizes da norma não tem um rito simples, exigindo um custo que afasta o interesse das empresas de pequeno porte. Este trabalho propõe definir um conjunto mínimo de etapas a serem seguidas para a implantação de uma sala de equipamentos, a baixo custo, para empresas de pequeno porte. A metodologia utilizada será a de selecionar um conjunto mínimo de etapas da NBR 14565 a serem cumpridas para se ter uma rede funcional e dentro das normas em empresas de pequeno porte. O resultado esperado e padronização e organização do subsistema, sala de equipamento de empresas de pequeno porte.

Palavras-chaves: Padronização, Normas, Organização.

ABSTRACT

The NBR 14565 standard establishes the minimum requirements for cabling in commercial buildings, including, sockets and connectors for telecommunications, connections between office buildings or a "campus". However, the implementation of an equipment room following the guidelines of the standard is not a simple rite, requiring a cost that keeps the interests of small businesses. This paper proposes to define a minimum set of steps to follow for the implementation of an equipment room, at low cost to small businesses. The methodology will be to select a minimum of steps set of ISO 14565 to be met to have a working network and within the rules on small businesses. He expected result and standardization and organization of the subsystem, small businesses equipment room.

Keywords: Standardization, Standards Organization.

Capitulo 1 – Introdução

  1. Problema

A implantação de uma sala de equipamentos seguindo as diretrizes da norma não tem um rito simples, exigindo um custo que afasta o interesse das empresas de pequeno porte.

  1. Descrição dos cenários baseados no problema

O cenário do problema e uma sala pequena três metros de largura por três metro de comprimento. A empresa tem a necessidade de implementar um sala de equipamentos, cujo os seus equipamentos estão todos desorganizados e fora da padronização, o problema e que a norma tem diretrizes que não tem um rito simples para a implementação da mesma, levando em conta o tempo e principalmente o custo de uma sala de equipamentos conforme a norma.

  1. Motivação

Tendo em vista que as diretrizes da norma não têm um rito simples para a implantação da sala de equipamentos, este trabalho propõe a padronização e organização da rede de dados através da norma NBR 14565 para sala de equipamentos de empresa de pequeno porte com baixo custo de implantação.

  1. Justificativa

Este trabalho propõe definir um conjunto mínimo de etapas a serem seguidas para a implantação de uma sala de equipamentos, a baixo custo, para empresas de pequeno porte.

  1. Objetivo Principal

Avaliar e propor um conjunto mínimo de passos da NBR 14565 a serem executadas na implantação de sala de equipamentos em empresa de pequeno porte.

1.6 Objetivo Secundário

Buscar as teorias sobre as normas de cabeamento estruturado para elaboração de salas de equipamentos;

Definir um conjunto mínimo de etapas para elaboração da sala de equipamentos;

Experimentar em um estudo de caso, a aplicação do conjunto mínimo das etapas para sala de equipamentos;

Avaliar os resultados para validar o estado.

1.7 Método de Pesquisa

O método de pesquisa utilizado para desenvolver este trabalho consiste em cumprir as etapas descritas pelo objetivo especifico, através de uma pesquisa bibliográfica. Nesta pesquisa são destacados os trabalhos relacionados...

1.8 Organização do Trabalho

No capítulo 1 foi apresentado problema, descrição dos cenários baseados no problema, motivação, justificativa, objetivo geral, objetivos secundários.

No capítulo 2 será apresentado o referencial teóricos com as etapas para o desenvolvimento da sala de equipamentos.

No capítulo 3 apresenta os trabalhos relacionados com o assunto referente a sala de equipamentos.

No capítulo 4 são apresentadas as referências.

Capitulo 2 – Referencial Teórico

Neste capitulo será apresentado a norma NBR 14565 e suas etapas para implantação da sala de equipamentos.

2.1 Introdução

A norma brasileira ABNT NBR 14565 tem como escopo especificar “um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers. Ela cobre os cabeamentos metálico e ótico.”

Ela foi originalmente publicada no ano 2000, sendo revisada em 2007 e em 2012, recebendo uma emenda em 2013. Portanto, as versões anteriores a 2013 estão canceladas.

Grande parte da norma NBR 14565 se baseia nas normas internacionais ISO/IEC 11801 e ISO/IEC 24764. A primeira trata de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e a segunda, sobre cabeamento estruturado para data centers.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (419.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com