TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Pratica Contabil

Por:   •  17/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.985 Palavras (24 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GUILHERME MARQUES SIMÕES

RELATÓRIO - FUNDAMENTOS DA PRÁTICA CONTÁBIL

Ribeira do Pombal - BA

2020.1

GUILHERME MARQUES SIMÕES

 

RELATÓRIO - FUNDAMENTOS DA PRÁTICA CONTÁBIL

Relatório solicitado e apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, como requisito de avaliação parcial do VII semestre, da disciplina de Fundamentos da Prática Contábil.

Orientador: Jefferson Matos.

Ribeira do Pombal - BA

2020.1

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO....................................................................................04

  2.           VALE TRANSPORTE.........................................................................06

 3.           SALÁRIO FAMILÍA.............................................................................06

 4.           DESCANSO SEMANAL REMUNERADO..........................................07

 5.           ADICIONAL NOTURNO......................................................................08

 6.          ADICIONAL DE INSALUBRIDADE....................................................10

7.           INSS E IRPF.........................................................................................11

8.           ACIDENTE DE TRABALHO................................................................12

9.           ESTABILIDADE PROVISÓRIA...........................................................15

10.         ATIVIDADE..........................................................................................17

11.         RESUMO – SEMINÁRIO......................................................................20

12.          REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................24

RELATÓRIO - FUNDAMENTOS DA PRÁTICA CONTÁBIL

O presente relatório tem como objetivo relatar os principais assuntos abordados em sala pelo professor, atividades realizadas pelos alunos e apresentação em grupo do seminário com temas atuais e relevantes. Além das experiencias vivenciadas durante as aulas, eliminando questionamentos que poderiam surgir na vida profissional.

Com foco no departamento pessoal durante as aulas,  onde é um  departamento que exige muita disciplina, organização e profissionais capacitados, pois tem a responsabilidade de gerenciar uma quantidade enorme de documentos. Onde o contador tem um papel fundamental, fornecendo informações para tomadas de decisões.

  1. INTRODUÇÃO

O Departamento Pessoal é uma parte integrante importante do setor organizacional de quase todas as empresas. Isso porque essa é uma área especializada na gestão de funcionários da empresa.

O setor pessoal desempenha diversas funções importantes, tais como contratação, gestão de folha de pagamento, férias, jornada de trabalho, licenças médicas, faltas, atestados e muito mais.

De modo geral, o setor é encarregado de muitos dos trâmites burocráticos relacionados aos funcionários, garantindo uma melhor organização dos processos internos e o cumprimento de todos os deveres da empresa para com o funcionário e vice-versa.

Isso garante que sejam cumpridas todas as normas trabalhistas com agilidade e eficiência, permitindo que os colaboradores trabalhem sem preocupações. Em empresas de pequeno porte, o Departamento Pessoal costuma se resumir ao contador da empresa, já nas de grande porte, pode haver um setor especializado e com diversos colaboradores capacitados apenas para essas funções.

O Departamento Pessoal existe, de forma mais rudimentar, desde o período da escravidão. Nessa época, os senhores da terra nomeavam funcionários para tomar conta dos escravos e para garantir que eles produzissem o máximo possível.

Depois do fim do regime escravagista, o modelo de regulação e organização do trabalho permaneceu. Os imigrantes italianos passaram a adotar um sistema no qual havia um supervisor responsável pela organização dos processos. Anos depois, com o surgimento da estrutura empresarial, mas ainda sem uma  Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os supervisores tinham um caderno para organizarem valores a serem recebidos pelos funcionários.

Esses funcionários eram chamados de “chefe de pessoal” e tinham funções similares às do profissionais do Departamento pessoal de hoje. Nessa época começou a surgir o departamento pessoal no modelo dos dias de hoje. No entanto, foi somente com a aprovação da Lei 5.452 em 1943, a lei da CLT, que o Departamento Pessoal começou a tomar forma e ser mais especializado. Isso porque as empresas queriam se prevenir e evitar prejuízos por questões trabalhistas.

O Departamento Pessoal é, sem dúvidas, uma das estruturas mais importantes da empresa. Isso porque é ele que irá otimizar os processos burocráticos para que não seja gasto tempo e recursos demais em uma tarefa.

Além disso, é ele quem garante o cumprimento dos trâmites burocráticos, evitando problemas e dores de cabeça. Confira mais sobre a importância do setor pessoal a seguir, em detalhes:

Garantir cumprimento das leis trabalhistas - O Departamento Pessoal é muito importante, porque ele garante que as leis trabalhistas sejam seguidas de forma adequada e organizada. Isso é muito positivo, pois previne gastos desnecessários provenientes do descumprimento das normas. Além disso, gera mais agilidade, uma vez que esses processos podem ser longos e exaustivos, se não forem realizados por pessoal especializado.

Organizar documentação dos colaboradores - Mesmo em empresas pequenas, é fato que existe muita informação importante ligada ao desempenho das funções dos colaboradores que deve ser guardada e categorizada. Por esse motivo o Departamento Pessoal é importante. Ele é capaz de deixar toda essa documentação em dia e pronta para acesso em caso de necessidade, permitindo que o funcionamento da empresa seja muito mais fluido.

Organizar documentos - Facilitar o contato com órgãos públicos. O Departamento Pessoal também é o setor que faz a intermediação entre a empresa e órgãos públicos, sendo capaz de manter a documentação em dia emitindo documentos e preenchendo formulários. Dessa maneira, podemos dizer que o setor pessoal é importante para garantir que sua empresa estará fiscalizando o cumprimento de todas as normas necessárias e garantindo que não haja nenhum problema com os órgãos públicos locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (248.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com