TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – MÓDULO PRÁTICA CONTÁBIL

Por:   •  29/10/2018  •  Artigo  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  3.305 Visualizações

Página 1 de 10

PRÁTICA CONTÁBIL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – MÓDULO PRÁTICA CONTÁBIL

Michele Ferreira dos Santos

Professor- Juciária Mota Silva Sousa

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharel em Ciências Contábeis (CTB 0200) – Seminário Interdisciplinar VII

20-06-2017

RESUMO

O estudo tem como objetivo descrever a prática contábil período de estágio.  A tipologia da prática utilizada para a realização deste trabalho consiste na prática simulada. Explorando o tema através de estudos teóricos, com troca de experiência com profissionais das áreas administrativas, contábeis e empreendedores do segmento escolhido, que atuam de maneira efetiva na contabilidade e gestão da criação da primeira distribuidora de maquinas e equipamentos agrícolas no município de Marabá. A prática de estágio auxilia o acadêmico a retirar-se do espaço teórico adquirido ao longo dos anos de estudos e alocar-se no espaço tão almejado. 

Palavras-chave: Prática contábil, contabilização, experiência.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, descrever o processo utilizado para a efetivação da prática de Estágio solicitada pela unidade de ensino Uniasselvi.

A prática de estágio, embora interpretada de uma maneira mais abrangente por esta  instituição de ensino, é de fundamental importância, uma vez que proporciona ao aluno, a atuação direta  através da já mencionada prática ao campo de trabalho o qual almeja. Assim é necessária, para integrar a capacitação de maneira integral ao aluno que ao sair da faculdade, já traz consigo teoria e noções de práticas que o ajudará, a se destacar no desenvolvimento no mercado de trabalho.

  Este relatório fará as abordagens do processo utilizado para a realização deste estágio ao longo dos meses, descrevendo as fases de desenvolvimento.  O qual foi necessário muito planejamento, dedicação, pesquisas teóricas, pesquisa de campo, e muita força de vontade para  chegar a concluir esta etapa tão importante e necessária para todos os acadêmicos.

2. DESENVOLVIMENTO

Para a realização desta etapa de estágio, inicialmente, houve a necessidade da escolha da área de atuação, para realização do mesmo. Após algumas pesquisas de mercado, fez-se uso da ferramenta Swot que evidencia de maneira clara e assertiva as oportunidades de mercado através  da análise precisa das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, do empreendimento a ser desenvolvido.  A partir deste ponto, surge a obrigatoriedade de traçar um planejamento sólido realista para desenvolver a atividade mesmo que seja fictícia.

Devido à carência e necessidade de uma distribuidora de maquinas e implementos agrícolas, que atendam aos fornecedores de Marabá e cidades circunvizinhas, e que os mesmos atendam aos pequenos produtores rurais, donos de chácaras, fazendeiros em geral foi observado que na nossa região norte do Brasil não tem uma distribuidora de maquinas e implementos agrícolas o que faz com que nossos fornecedores procurem no sul/sudeste do,com isso,não so leva tempo,mais principalmente acaba com a competitividade.

O empreendimento tem seu ponto de partida, através do sonho descrito no Plano de Negócios, que por sua vez, sofreu alguns ajustes, ao longo do processo. No entanto, estas alterações não implicam no desenvolvimento da atividade, e sim auxilia a desenvolver com maior êxito.  Tratando-se de restaurantes, que é um dos seguimentos que mais cresce no país, é necessária muita cautela, pois é algo que apresenta uma grande movimentação, no entanto, apresenta despesas significativas.

Após estas instruções, mais uma vez refeita a análise, e efetivou os registros através da Jucepa e Receita Federal. Inicia-se se aqui o período real de prática.  As dificuldades, em não saber os procedimentos necessários para tal aliado à necessidade e a busca pelo conhecimento, tornaram possíveis essa realização. O Plano de negócios deve sair unicamente do papel, e passar-se a sua segunda fase. Isso ocorre a partir da efetivação do registro e elaboração do contrato social.

Uma das alterações significativas do plano de negócio, que merece muita atenção se refere a quantidade de funcionários a ser contratados para a realização das atividades. A partir de então, serão contratados apenas cinco funcionários e não dez como referencia o Plano de negócios. Essa mudança se dá, pelo fato do valor do capital social a ser investido, pois a proposta inicial eram cinco sócios, e neste ponto tornaram-se apenas dois.

A segunda alteração que merece destaque trata-se, dos dias e horários de funcionamento. Quarta-feira a sexta-feira, acontecerá apenas vendas de marmitex prontos, sucos e bebidas. Nestes dias não será aberto todas as dependências para servir aos clientes. Aos sábados e domingos, estará aberto a receber os clientes e servir a alimentação no local.

A opção em realizar o atendimento desta maneira, se dá por alguns fatores: inicialmente, devido às exigências para realização do trabalho que deverá está enquadrada no lucro presumido, por isso, a taxa de tributação é maior. E para que o meu empreendimento seja positivo é necessário, uma quantidade maior de vendas. Assim, foi realizada uma busca e o empreendimento será responsável em oferecer alimentação para a prefeitura municipal, bem como para algumas empresas locais.

A venda de refeições prontas em marmitex, evita o desperdício e favorece o controle de estoque, proporcionando maior retorno financeiro. Outro fator utilizado como estratégia econômica, é o fato de comprar os alimentos para elaboração  uma única vez e com quantidade maior, proporcionando maior desconto. O investimento em armários e refrigeradores adequados para a estocagem, também favorece a manutenção da qualidade do produto. As compras, assim como mencionado no Plano de Negócios, foram realizadas com a comunidade local, valorizando a agricultura familiar local, bem como, utilizando produtos hortículas próprios, cultivado no espaço externo  do próprio empreendimento.

Como já mencionado anteriormente, o segmento de restaurantes é um dos que mais cresce no país, mas também, que tem maior índice de declínio. Uma gestão eficiente é necessário. Conforme explica evidencia o site administradores.com:

Restaurantes são alguns dos empreendimentos de mais difícil sobrevivência no mercado. Quando conseguem se manter ativos por tempo o suficiente para alcançar um certo sucesso, porém, podem ser negócios de grande rentabilidade.

 O restaurante foi montado, e está em  pleno funcionamento, a movimentação está acontecendo diariamente, e vários aspectos foram observados, desde o contrato dos funcionários, que foram contratados recebendo valores de acordo o piso pago no município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com