TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de oratoria

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  1.340 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GRAZIELA RODRIGUES MEIRELES

RELATÓRIO DE ORATÓRIA

UBÁ

                                                                 2015

                                    GRAZIELA RODRIGUES MEIRELES

RELATÓRIO DE ORATÓRIA

Relatório apresentado à professora Rilza Rodrigues Toledo no curso de

Ciências Contábeis da Fundação

Presidente Antônio Carlos – FUPAC

UBÁ

2015

SUMÁRIO[pic 2]

1-Ementa ...................................................................................................        03

2-Introdução ..............................................................................................        04

3-Importância da oratória para o contador ................................................        05

4-Atividades desenvolvidas durante o curso .............................................        06

5-Conclusão .............................................................................................        07

6-Referências ...........................................................................................        08

7-Anexo ....................................................................................................   09

EMENTA

             Oratória é a arte e a ciência de expressar-se em público com eloquência. É arte porque tem um componente subjetivo (carisma) e é ciência enquanto possui técnicas específicas (componente objetivo). Um profissional, com certo carisma pessoal e que domina as técnicas de oratória, normalmente realiza apresentações atraentes, dinâmicas e elucidativas.

A importância desta arte na formação de todas as civilizações pode ser comprovada pelos inúmeros livros, manuais e documentos que atestam a sua utilidade.

 No mundo moderno, o domínio da oratória continua sendo fundamental para qualquer pessoa que queira sucesso tanto na vida profissional como pessoal. Obviamente que, para cada situação, uma técnica deve ser desenvolvida, sendo importante que o comunicador entenda muito bem o ambiente, os objetivos, as suas habilidades pessoais e as características dos ouvintes.

                                                      INTRODUÇÃO

               Pode-se conceituar a disciplina de Oratória como sendo a “arte do bem falar”, ou seja, corresponderia ao “como falar em público” de maneira correta fazendo uso adequado dos gestos, da postura, da voz e ordenação da fala. A disciplina de oratória possui métodos fáceis e práticos para uma pessoa aprender a falar bem e com toda a clareza.

 Ela é muito importante para a vida profissional de um contador que queira ter sucesso em sua carreira.

Durante esse período fizemos testes, métodos para melhorar a fala, apresentação de trava-língua, de poema e sobre um livro.

Esta disciplina é importante não só para um profissional que trabalha em contato com as pessoas, mas também para a sociedade em geral.

A IMPORTÂNCIA DA ORATÓRIA NO CONTEXTO DO CONTADOR

          A boa comunicação é a ferramenta essencial para qualquer profissional, e isso não só para obter benefícios diretos para sua carreira, mas até para desempenhar seu papel na função que exerce.

 Para o profissional, o papel da comunicação começa bem antes de sua atuação numa determinada função, começa na hora de conseguir um emprego ou um contrato pra prestar um serviço ou fornecer um produto.

A oratória é de grande importância na vida profissional de um contador. No exercício da profissão o contato entre contador e cliente tem que ser o tempo todo, e se não houver uma boa comunicação nada dará certo.

O curso de oratória nos ensina exatamente como perder o medo de falar em público e saber argumentar de modo que todos que te escutam possam entender com clareza.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O CURSO

             Durante o curso de oratória foi aplicado o questionário Você Sabe se Comunicar com Clareza?. Um teste que proporcionou a nos graduandos em ciências contábeis saber se as pessoas, com as quais nos comunicamos, conseguem entender com clareza o que estamos falando.

Durante o período foi muito importante, pois nele aprendemos a importância de falar bem, conhecemos técnicas para falar em público, a postura, a gesticulação e o tom de voz.

Vimos métodos para vencer o medo de falar em público como: treinar na frente do espelho, porque assim reconhecemos os erros e consertamos; colocar a caneta na boca entre os dentes e falar um trava-língua, depois desse obstáculo a língua não enrola quando a pessoa vai apresentar.

A apresentação do trava-língua foi o início das nossas apresentações em público.

Cada aluno escolheu dois trava-línguas e todos falaram o verbo tagarelar.

Foi um exercício com obstáculo para a língua que ajuda a todos a falar melhor.

Declamação de poemas, segunda apresentação em público. Atividade que possui três fases: memorização do poema; gesticulação, interpretação do poema; e apresentação. Foi um exercício importante para vermos a importância da nossa postura e da nossa gesticulação que às vezes diz mais do que as próprias palavras que estamos falando.

 A última apresentação foi sobre um livro. Cada aluno escolheu um livro e fez sua apresentação usando os métodos aprendidos no decorrer do curso. O livro que eu escolhi pra a oratória foi O Colecionador de Lágrimas do autor Augusto Cury.

O tempo estipulado para a oratória foi de 8 a 12 minutos e com apresentação de slides.

Utilizamos os métodos de treinar na frente do espelho, cronometrar o tempo, gesticular, postura correta, tom de voz, entre outros.

                                                    CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com