TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Supervisionado Ensino Fundamental Matemática

Por:   •  19/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.442 Palavras (18 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

 

 

 

 

SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA

 

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

 

TÂNIA RAMOS MORAIS

 

     

 

 

 

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Ensino Fundamental II

 

   

   

   

 

Faro PA

2021

 

 

TÂNIA RAMOS MORAIS  

 

   

 

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Ensino Fundamental II

 

 

   

   

 

Elementos da Matemática II, Metodologia do Ensino da Matemática, Estágio Curricular obrigatório I: Ensino Fundamental II, Homem Cultura e Sociedade, Politicas Publicas da Educação

Básica, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Educação a

Distância, Seminário da Pratica I  

 

Tutor à Distância: Humberto Matos dos Santos

 

 

                                           

                                                           

   

     

 

 

Faro PA

2021

 

 

INTRODUÇÃO

 

O Ensino Fundamental é a fase mais importante da vida da criança onde receberá todos os conceitos educacionais, os fundamentos são também preparados para ser um cidadão ético e um profissional. Na educação infantil ocorre uma mudança de transição para o ensino fundamental onde se dará início um período de várias descobertas, alfabetização socialização e posteriormente serão introduzidos novos conceitos e novos conhecimentos.

Compreende-se o ensino fundamental a fase do 1° ao 9° ano, atendendo crianças de 6 a 14 anos de idade, ele é dividido em anos iniciais e anos finais por conviver um período prolongado da educação básica.

O aluno inicia o processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental do 1 ao 5 ano, onde o aluno participa de atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor, cognitivo e social. 

Com ao passar do tempo a criança no 5 ano encontra-se preparada para realizar novos desafios e uma nova fase que irá ampliará seus conhecimentos, e o aluno passa a ter um melhor acesso de quantidades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 

São constituídos pelo 6 e 9 anos dos anos finais do ensino fundamental, um momento em que as exigências pela maturidade dos discentes passa a ser apresentado a conteúdos mais complexos, portanto é considerada uma etapa de muita importância, por apresentar uma base fundamental para o desenvolvimento do estudante que será visto no ensino médio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

 

O movimento da interdisciplinaridade vem marcando a educação, visto que está ligada a um ambiente mais amplo e muitas series de mudanças que estão ligadas não somente à educação, mas também a vida social como por exemplo a economia, a política e a tecnologia. Vem se discutindo em torno da temática da interdisciplinaridade envolvendo dois aspectos, epistemológico e o pedagógico ambos interpretando diversos conceitos, sobre a epistemologia, é uma das áreas que estuda o conhecimento e seus pontos de produção, reconstrução e socialização, ciências e suas referências, o método de mediação entre o cidadão e realidade, e por outro lado, o pedagógico propõe questões de natureza curricular de ensino e aprendizagem escolar.

O modelo educacional é destacado por Maria Cândida Moraes 2002, ela solicita um pensamento esplendido que tem a capacidade de entender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa dimensão.  

 O tema interdisciplinaridade, são aqueles que pesquisam teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas, diversos autor vem discutindo de modo geral, a interdisciplinaridade tem como finalidade buscar responder à necessidade de superação de produção e socialização do conhecimento, é um movimento que caminha para novas maneiras de organização do conhecimento, como propõem Michael Gibbons (1997).

  A interdisciplinaridade surgiu na metade do século passado, com o intuito de superar a subdivisão e o caráter de especialização do conhecimento, causados por uma epistemologia de tendência positivista, a partir da influência dos trabalhos de grandes pensadores modernos como Galileu, Bacon, Descartes. Newton, Darwin e outros é que as ciências foram sendo divididas e assim, especializando-se. Sob a influência das correntes de pensamento naturalista e mecanicistas, buscavam a partir da Renascença, construir uma concepção mais cientifica do mundo.  

Para Goldman (1979, p. 3-25), permite entender melhor a relação entre o todo e as partes, favorecendo maior integração entre as ciências, materialismo histórico e dialético resolveu apenas parte do problema do conhecimento reduzido, desde então, a interdisciplinaridade passou a ser discutida em diferentes âmbitos científicos, ainda mais na educação.  

 A princípio, a interdisciplinaridade para Goldman aparece como uma preocupação humanista, todas as correntes de pensamento se ocuparam com a questão da interdisciplinaridade. O existencialismo deu uma figura mais humana às ciências; a epistemologia buscou solucionar o processo de formação de conhecimentos, comprometendo maior integração entre as ciências, e o materialismo histórico e dialético investigou, no método indutivo-dedutivo-indutivo, integrar parte e todo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com