TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Monitoria: Análise de Custos

Por:   •  6/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1][pic 2]

Relatório de Monitoria: Análise de Custos - II[pic 3]

Juliana Oliveira Lopes

Esse texto é um relatório sobre uma monitoria ministrada por Juliana Oliveira Lopes;

Graduanda em Ciências Contábeis – FACISA/UNIVIÇOSA, Unidade 2 e-mail: julianaolopes18@gmail.com

Resumo: Ao final do mês de setembro de 2016 inicia-se o trabalho da monitoria de Análise de Custos II na FACISA/UNIVIÇOSA, Unidade 2 uma atividade voltada para alunos, que busca melhorar o processo educacional, que consistia numa carga horária de 6 horas semanais, sendo 4 horas presenciais e 2 horas dedicadas ao desenvolvimento das atividades com a orientação da professora Maria Del Pilar Salinas Quiroga.

Palavras–chave: Ciências contábeis, monitoria, processo educacional

Abstract: At the end of the month of March 2016 begins the work of Cost Accounting I monitoring in FACIS / UNIVIÇOSA , Unit 2 A activity aimed at students, which seeks to improve the educational process , consisting of a workload of 6 hours, and 4 contact hours and 2 hours dedicated to the development of activities with the guidance of professor Maria Del Pilar Salinas Quiroga.

Keywords: accounting, monitoring, educational process

Introdução

A monitoria consiste num processo onde estudantes auxiliam outros estudantes em situações didáticas. A seguinte monitoria, ministrada na FACISA/UNIVIÇOSA, tem como componente curricular a disciplina: Análise de custos II. A disciplina Análise de custos II da ao estudante a oportunidade de rever assuntos aplicados na sala de aula de uma forma mais aprofundada, elas têm a função de sanar deficiências dos alunos em alguns conteúdos e também de aprofundar seus conhecimentos prévios.

Essa monitoria foi voltada para o acompanhamento extra dos alunos, buscando auxiliá- los na aprendizagem dos conteúdos em sala de aula. Tem como escopo: facilitar o processo de Ensino-Aprendizagem; despertar nos estudantes o interesse pelo ensino e contribuir para a produção de conhecimento. O aluno monitor, supervisionado por um professor orientador, realiza, dentro de suas atribuições e capacidade, atividades relacionadas com o ensino, objetivando facilitar e estimular o estudante para atividades ligadas à ordem didática: Ensino, Pesquisa e Extensão. Além de atuar junto ao orientador como membro ativo na construção e divulgação do conhecimento.

Material e Métodos

O Desenvolvimento da atividade de monitoria para o segundo semestre letivo de 2016, oferecidas aos estudantes do 4º período do curso de Ciências contábeis, foi realizada na sala 16 que se encontra no prédio da FACISA/UNIVIÇOSA, Unidade 2. Pelo fato do curso ocorrer durante o período noturno optou se que as aulas da monitoria fossem ministradas na segunda-feira e quarta-feira das 17 horas às 19 horas. A carga horária era de 6 horas semanais, sendo que o monitor dedicava pelo menos 2 horas no decorrer da semana para a resolução das listas de exercícios fornecidas pelo professor orientador e 4 horas dedicadas às aulas presenciais.

Os assuntos abordados para o desenvolvimento das aulas no decorrer do segundo semestre letivo foram estudados tópicos de Custo Padrão, Custeio Variável ou Marginal, Relação de custo x volume x lucro, Formação de preços, e Informações gerenciais.

O foco das aulas era a resolução de listas de exercícios trazidas pelo monitor e também às atividades trabalhadas no decorrer da semana durante as aulas do professor orientador. O monitor buscava tirar as dúvidas trazidas pelos alunos e os mesmos tiveram uma participação positiva no desenvolvimento das aulas da monitoria.

Resultados

Regularmente compareciam as aulas de monitoria cerca de duas alunas, e em períodos de avaliação, compareciam em média cinco alunos, o que se esperava maior participação da turma, por outro lado o pequeno número dessas pessoas que teve uma freqüência significante participou ativamente do desenvolvimento da monitoria, contribuindo também com o bom andamento da mesma. Acredita o monitor, se baseando em[pic 4]


 [pic 5][pic 6][pic 7]

depoimentos dos alunos da monitoria, que principalmente em dias antecedentes as provas que as aulas foram satisfatórias, que muitas questões não esclarecidas foram sanadas.[pic 8]

Acredita-se que o segundo semestre letivo da monitoria ocorreu bem. De certa forma nota-se que há por parte dos alunos da instituição o desinteresse de estar participando das aulas extras, alegando que o horário da monitoria é inviável, devido à maioria dos estudantes do curso de ciências contábeis trabalharem durante o dia, ou seja, terminam a jornada de trabalho às 18 horas, não podendo assim aproveitar as aulas de monitoria de forma desejável, acreditando se que seja essa uma das causas da maioria dos alunos não comparecerem às aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com