TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio

Por:   •  12/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é um instrumento de grande importância. A Contabilidade pode ser definida como uma ciência  social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos  da  Administração  e  da Economia.    Mais especificamente, trata-se do estudo  e  do controle  do patrimônio  das  entidades (empresas). Isso é feito por meio  dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação. O objetivo da contabilidade  pode ser resumido no fornecimento de informações  econômicas  para  vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários. Segundo Marion (2006, p. 26): O objetivo principal da contabilidade, portanto, conforme a Estrutura  Conceitual  Básica  da Contabilidade,   é o de  permitir a cada grupo principal de  usuários a  avaliação  da  situação  econômica  e  financeira   da entidade, num  sentido  estático,  bem  como  fazer  inferências  sobre   suas tendências futuras. A contabilidade mede os resultados das empresas avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões.

A cada ano a contabilidade vem evoluindo proporcionando aos seus usuários informações com   mais   precisão através  dos  sistemas  de contabilidade,  patrimônio,  contas a  receber,  contas  a pagar. Com apenas um lançamento contábil  no sistema   de contabilidade geramos  os  livros,  diário e razão, balancete  de  verificação  coisa que  no  passado  era meramente impossível nessa velocidade.

As  demonstrações  contábeis  geradas  pela  contabilidade são  de  extrema importância para os seus usuários, idealizando a sua importância que evidenciei como meu aprendizado  adquirido durante esses sete períodos de faculdade foram essenciais para minha formação profissional, mas, é no estágio que fixamos todo esse conhecimento adquirido aplicando os conceitos e técnicas estudadas no cotidiano das empresas.

        Durante a realização do estágio, obtive apoio de profissionais experientes que puderam me ensinar e orientar na área Contábil ligada a atividades administrativas no ramo industrial a respeito de questões financeiras, compras e estoque que auxiliam os administradores da empresa.

        O estágio é de fundamental importância no currículo de um profissional, pois é nele que se desenvolvem habilidades, hábitos, atitudes e experiência profissional.

2 JUSTIFICATIVA

Durante todo esse tempo de curso adquiri conceitos e técnicas que através de trabalhos, exercícios e pesquisas me auxiliaram no meu desenvolvimento profissional.

        Esses conhecimentos adquiridos somente não bastam, é necessário o desenvolvimento da prática que só o estágio pode me proporcionar enriquecendo meu currículo e me tornando mais capaz e eficaz de desenvolver minhas habilidades profissionais.

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

        O estágio tem como objetivo principal proporcionar uma transição entre a vida estudantil e a vida profissional propiciando experiência e conhecimento profissional.

3.2  Específico

        No desenvolvimento de meu estágio, procurei assimilar todo o conhecimento que ele me ofereceu aproveitando todas as oportunidades para meu enriquecimento na área contábil ligada a atividades administrativas no ramo industrial.

4 PERFIL DA EMPRESA

        A empresa Móveis Reis e Martins Ltda. tem como missão: “ Desenvolver, produzir e comercializar produtos de alta qualidade e tecnologia, visando a satisfação do cliente, respeitando a sociedade e o meio ambiente”. Segundo OLIVEIRA (2006, p. 126), “A missão é a razão de ser da empresa. Neste ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro.”

A Móveis Reis e Martins Ltda., situa-se na Rodovia Prefeito Adolfo Nicolato, 335-Gastão-Rodeiro-MG sendo administrada pelos sócios Luiz Carlos Martins e Nelson Reis Paschoalino. Tem como objetivo produzir produtos com alta qualidade e conforto para seus clientes visando sempre o bem estar do consumidor.

O setor administrativo da empresa é constituído por um Sócio administrador, uma Gerente Administrativa, duas auxiliares de escritório atendendo à nas diversas questões e procedimentos na empresa. São utilizados como ferramentas de trabalho: microcomputador, calculadora, e software. O setor é responsável por todas as questões financeiras, Fiscal, comercial e por conter uma Diretoria, são cabíveis decisões estratégicas e táticas, uma vez que todas as questões deste âmbito são também tratadas e executadas.

Foram realizadas atividades na área Contábil ligadas a atividades administrativas no ramo industrial.

        Durante o desenvolvimento do estágio, foi visto a influência e aplicação de técnicas e conceitos contábeis nas áreas de faturamento, financeiro, compra e estoque no ramo industrial.

        Neste período, desenvolvi atividades na área de faturamento e comercial como aberturas e liberação de cadastros de clientes, lançamentos e liberação de pedidos de venda, emissão de nota fiscal eletrônica de venda, devolução de venda, remessas para conserto, devolução de compra, etc.

        Na área financeira, foi visto sobre emissão de boletos e baixas dos mesmos, carteira de cheques, lançamentos de contas a pagar, lançamentos de despesas, controle de contas bancárias e análise de relatórios econômicos financeiros. Seu controle é feito diariamente. A matéria correlacionada é Administração Financeira e Processos administrativos, pois engloba situações diárias da empresa.

Foram desenvolvidas também atividades ligadas a controle de estoques como entrada de mercadorias e requisições de saídas, programação de pedidos, atendimento a fornecedores. As notas fiscais relativos as compras efetuadas no escritório administrativo são lançadas no sistema pelo próprio setor e são programadas de acordo com fatura ou boleto, são observados data de emissão, valor total da nota, grafia correta do Endereço e CNPJ da Empresa. Correlacionado a esta atividade está a matéria de Contabilidade, onde são apresentados os critérios adotados para emissão e conferência de notas fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com