TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre demanda

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

   Relação entre Demanda de carne de segunda e renda. Qual a relação entre a renda e a essencialidade de um bem? O que acontece com a procura por carne de segunda em períodos de aumento de renda?;

A demanda pela carne está ligada a vários fatores, como preços, qualidade, restrição orçamentária, ou seja, renda. Se a renda for baixa a demanda será maior. Um produto ou serviço quanto mais essencial ou necessário for um produto para os consumidores, tanto mais a demanda será inelástica a preços, ou seja, os consumidores serão “forçados” a serem menos sensíveis às variações de preços, como, por exemplo, a água. Em outras palavras, os produtos muito essenciais podem subir, e mesmo assim, a quantidade consumida cai muito pouco. Se o consumidor ficar mais rico diminuirá o consumo de carne de segunda, e aumentará o consumo da carne de primeira.

2)    Bens Substitutos. Definição. Relação entre Demanda de manteiga e o preço da margarina. Qual a relação desses bens?  O que acontece com a demanda de manteiga e, consequentemente o seu preço, caso ocorra uma variação do preço da margarina?

Bem substituto  é um bem que possa ser consumido em substituição a outro. Por exemplo, margarina e manteiga são em geral consideradas bens substitutos, uma vez que exercem basicamente a mesma função. Na medida em que os bens podem ser substituídos um pelo outro, a demanda pelos dois será afetada pelo fato de que os consumidores podem trocar um bem pelo outro. Quando o Preço da margarina sobe a demanda por manteiga aumenta, ou vice-versa, e se a demanda aumenta os preços da manteiga aumentam também.

3)    Bens Complementares. Definição. Relação entre Demanda de areia de construção e preço do cimento. Qual a relação desses bens? O que acontece com a demanda de cimento caso ocorra uma variação do preço da areia?

 Bens complementares são bens que só quando utilizados em conjunto satisfazem a necessidade inerente. Areia e Cimento são bens complementares, pois a areia é um complemento para o cimento, ou seja, ajuda no aumento da produção do concreto. Se o preço da areia  sobe, a demanda pelo mesmo cai e, consequentemente, a demanda por cimento irá diminuir, dado que parte deste produto era destinada ao consumo da areia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com