TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Moral do Contador Brasileiro

Por:   •  1/12/2020  •  Resenha  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

A moral do Contador Brasileiro: uma avaliação por meio da Escala Ética Multidimensional (Paulo Roberto Barbosa Lustosa, José Alves Dantas, Bruno Vinícius Ramos Fernandes, José Dionísio Gomes da Silva): Resenha[pic 4]

                  Stanley Scherrer de Castro Leite

  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa consubstanciada no artigo denominado: A moral do Contador Brasileiro: uma Avaliação por meio da Escala Ética Multidimensional possui natureza exploratória e investigativa e busca, em caráter principal, avaliar o nível moral dos contadores brasileiros. Em adição, referida pesquisa, igualmente, intenciona, de forma complementar e acessória, avaliar se existe alguma diferença entre as percepções próprias e alheias acerca dos dilemas criados e submetidos aos profissionais de Ciências Contábeis.  

2.0 CONTEXTUALIZAÇÃO

O artigo ora analisado teve como uma de suas premissas e motivações o contexto presente no mundo corporativo na virada do século: a existência de diversos casos de escândalos contábeis em empresas no Brasil e no mundo[1]. Os eventos danosos supracitados ocorreram em uma multiplicidade de corporações sendo exemplo as práticas iníquas ocorridas nas empresas brasileiras: Boi Gordo, Banco Nacional e Avestruz Master; além das levadas a efeitos na Enron, Tyco e Parmalat, dentre outras.

Tal contexto levou a adoção de algumas ações visando coibir, mitigar e mesmo desincentivar os atos de corrupção e fraudes contábeis como a emissão da Lei Sorbanes-Oxley[2], a qual garantiu a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo, ainda, regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações como o Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB).

Os fatos acima narrados acabaram por criar no imaginário popular, segundo o artigo, um sentimento de desoncfiança em relação aos profissionais de contabilidade. Assim, todo esse cenário acabou por potencializar a necessidade de se avaliar, em terras brasileiras, a higidez moral de tal classe de empregados tão importante para a confiabilidade dos negócios públicos e privados aqui executados.

Destarte, a despeito da inspiraçao inicial ter recaído no estudo canadense de Cohen, Pant e Sharp (1996) -  pesquisadores que avaliaram a consciência e orientação ética de uma amostra de contadores canadenses - , o trabalho contido no artigo analisado na presente resenha possui relevantes diferenças quais sejam: na definição do modelo econométrico e no deineamento das variáveis utilizadas para a execução do trabalho.

No desenvolvimento do artigo fora levado a efeito a revisão dos fundamentos e da literatura aplicável ao tema que o artigo se propôs a analisar com destaques para as visões filosóficas da ética, terias morais – as quais deram contribuição importante no sentido de possibilitar a vinculação entre os resultados observados e a corrente filosófica aplicável – e pesquisas na área contábil, todos na seção 2.

Em continuação, na seção 3 fora especificada a metodologia utilizada a qual será explicitada amiúde em tópico próprio dessa resenha. Já na seção 4 fora apurado os resultados e feito a devida análsie de dados, sendo sucedida pelo tópico concernente à conclusão dos trabalhos.

[pic 5]

3.0 OBJETIVO

O objetivo do artigo foi o de justamente avaliar o nível moral (consciência) dos contadores brasileiros mediante a observação e análise do comportamento de tais profissionais ante a ocorrência de dilemas específicos. Ademais, insta asseverar que a pesquisa igualmente tensionou avaliar como os contabilistas respondem a eventos executados pelos seus pares no sentido de formar um perfil ético tanto da sua atuação de forma direta quanto às suas opiniões acerca do comportamento dos seus iguais em relação aos mesmos dilemas. Tudo isso de forma a cooperar para a mensuração do alinhamento moral dos profissionais brasileiros respondendo a pergunta: Qual o nível moral dos contadores brasileiros.

4.0 METODOLOGIA

O trabalho ora analisado, fundado em estudo análogo de Cohen, Pant e Sharp (1996),  procurou estabelecer as seguintes estratégia metodológica:

  • Fora elaborado um questionário eletrônico e disponibilizado em sítio da internet contendo 6 situações/dilemas;
  • Foram contactados por e-mail de forma direta 2094 participantes[3]. Dessas 259  pessoas responderam aos questionário eletrônico o que perfaz 12,37% dos respondentes potenciais;
  • Os respondentes (não identificados nominalmente) foram caracterizados por cidade/estado de residência, idade, gênero, titulação (graduação, especialização, mestrado ou doutorado) e atuação profissional (auditor, contador, professor e outras funções, admitindo-se a opção de atuação profissional dupla, como auditor e professor ou contador e professor);
  • Após a descrição de cada situação/dilema, foi solicitado que o participante atribuísse uma escala de concordância a 11 parâmetros de análise, de acordo com o quadro 2, página 30, denominado Parâmetros de análise de cada situação/dilema apresentados aos respondente[4]. Nessa escala os níveis de A a H correspondem Às quatro teorias morais, os de I a J medem o nível de concordância do respondente ou seus pares adotarem a mesma postura do agente e o nível K represente uma medida de síntese de ética da ação analisada;
  • Há a vinculação, por meio dos dados contidos nos quadros I e II, páginas 29 e 30, do comportamento Às teorias morais além da conclusão síntese de ética aplicada a cada respondente.

5.0 RESULTADOS

No que se refere a relação entre o julgamento moral da decisão e a probabilidade de se adotar a mesma ação o artigo utilizou o modelo estatístico (3.2) constante à página 33, sendo que os testes revelaram que o julgamento moral dos respondentes é diretamente vinculado com o que eles preveem para o próprio comportamento, tendo tal resultado dois vieses: a) o respondente espera adotar determinadas ações com base no seu julgamento ético da decisão; b) o respondente julga o que é ético e moral valendo-se da probabilidade de ele vir a adotar tal ação. Relacionam-se, pois as teorias da equidade moral e do contratualismo.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com