TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Análise crítica

Por:   •  14/4/2021  •  Resenha  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCCON

O IMPACTO DOS INDICADORES DE QUALIDADE DE AUDITORIA SOBRE A OPORTUNIDADE DE DEFICIÊNCIAS DE GOODWILL: EVIDÊNCIAS DO CENÁRIO ALEMÃO.

O artigo em questão é um artigo que busca analisar a relação da qualidade das auditorias independentes em relação aos testes de recuperabilidade de ativos e, para tal finalidade traz como título da pesquisa: O impacto dos indicadores de qualidade de auditoria sobre a oportunidade de deficiências de goodwill: evidências do cenário alemão, onde observa-se a objetividade na elaboração do título.                                 Os autores são os senhores Benjamin T. Albersmann e Reiner Quick da Universidade de Tecnologia de Darmstatd, Alemanha, e, cuja revista de publicação é a ABACUS – A Journal of Accounting, Finance and Business Studies, em seu volume 56, Nº 1 de 2020.                                                                                         O texto apresenta um resumo bem elaborado e contendo elementos como, uma breve introdução acerca do tema, metodologia abordada e os resultados. Logo após temos a introdução do artigo, onde é apresentado um cenário amplo sobre o tema de forma objetiva e bem elaborada. A questão central do texto busca responder a seguinte problemática: a discrição gerencial sobre os números contábeis (contabilidade escolha) é bom ou ruim para as partes interessadas e a qualidade da auditoria tem impacto neste relacionamento?                                                         Para justificar a pesquisa, é apresentado a diferença entre o cenário de proteção mais fraca do investidor alemão, como também de outros países da União Europeia, com relação ao mesmo cenários onde a proteção é mais forte, como os Estados Unidos. É discutido como essa proteção fraca impacta no gerenciamento de resultados e na governança corporativa nesses países.                                         Os objetivos do trabalho é analisar se as características específicas do auditor afetam a oportunidade de prejuízos de Goodwill conforme percebidos no mercado de capital. Onde é possível observar de forma clara a relevância da pesquisa.

A metodologia proposta consiste em empresas alemãs listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt no período de 2006 a 2013, onde as Demonstrações financeiras consolidadas e dados de mercado derivam de bancos de dados Worldscope e Datastream, considerando as informações sobre os valores contábeis de ágio, perdas por redução ao valor recuperável, número de segmentos e as características do auditor são coletadas manualmente nos relatórios anuais. Foram adotados modelos de regressão visando atender ao objetivo da pesquisa e solucionar sua problemática, apresentando 5 hipóteses bem definidas e elaboradas.                                         Os resultados da pesquisa são apresentados com base na apresentação de suas hipóteses, levantadas na metodologia. Como o artigo tem a característica de um trabalho quantitativo, é possível verificar a preocupação dos autores em verificar e validar seus resultados.                                                                         Diante do que é investigado e exposto no artigo, é possível verificar que os objetivos foram atingidos, de forma que a pesquisa evidencia o impacto da qualidade de auditoria com a evidenciação mais oportuna das percas por valor recuperável.                 O trabalho contribui de forma a lançar luz sobre a qualidade de auditoria que os países devem adotar e discute sobre as mudanças da regulamentação e se essas mudanças trazem mais confiabilidade e informações mais oportunas.                         O artigo analisado apresenta objetividade e relevância, fazendo uso de tema atual e comparando cenários econômicos distintos. É um texto de boa compreensão, que desperta a curiosidade do leitor desde a apresentação de seu resumo. O corpo do texto segue modelo próximo ao comumente usados no Brasil. A escrita é coerente. O artigo possibilita a replicação da pesquisa em outros cenários econômico, incluindo o brasileiro, e, de forma a poder enriquecer a questão, poder-se-ia realizar um estudo comparativo entre países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com