TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso

Por:   •  24/8/2020  •  Resenha  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA

Resenha Crítica de Caso

Gislaine de Oliveira Ribeiro

Trabalho da disciplina Consultoria

                                                 Tutor: Prof. (ANDREA QUINTELLA BEZERRA)

                                         São Paulo

2020

Amazon, Apple, Facebook e Google

Referência: John Deighton e Leora Kornfeld, 2013, Haverd Business School

Com o desenvolvimento veloz da tecnologia, a internet tornou-se indispensável em nosso cotidiano, mudou e facilitou completamente como tudo é feito.

Nas últimas duas décadas de desenvolvimento, o Google, Apple, Facebook e Amazon (ou GAFA) se destacaram, tornando-se superpotências da nova economia.

Um estudo pretende responder a essa questão, com uma análise do seu modelo de negócio o que mudou com sua influência e como conseguiram ser indispensáveis na economia atual.

Conforme o estudo GAFAnomics, da agência de inovação FABERNOVAL, o “sucesso dos GAFA está estreitamente ligado a uma visão muito particular do mundo que pauta pelo ‘think different’ (pensar diferente), uma visão de negócio que abala as regras de mercado e as empresas tradicionais".

Princípios para o sucesso da GAFA

Estas empresas redefiniram completamente a noção de cliente com a ideia de que mesmo não havendo uma transação houve o consumo.

Mesmo que isso signifique sacrifício no lucro, o enfoque na criação de valor em vez de receitas, a necessidade de criar algo útil para o cliente, indispensável no seu dia-a-dia.

Os clientes passam a ser sua maior forma de rentabilidade e, para continuar atraente para eles, devem inovar constantemente.

Estas empresas estão sempre à procura de talentos e os retém, a GAFA sabe que tem que estar em constante desenvolvimento para poder fazer parte do futuro, em um mundo que a cada segundo aparecem coisas novas e mais atraentes, os clientes estão sempre à procura do novo e mais tecnológico.

Segundo o estudo da Fabernovel estes são os fatores que explicam o sucesso destas quatro empresas, que continuam a moldar o presente e avançar de forma lucrativa.

O certo é que, com mais de “240 mil milhões de euros de receitas acumuladas”. Produtividade “três vezes superior à média”, e uma base de clientes que equivale a “50% da população online", a Google, a Apple, o Facebook é a Amazon prometem continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia.

Novo conceito de cliente

O conceito de cliente grátis foi inventando por estas empresas, o cliente não paga pelo serviço, eles encaram como alguém que realiza uma transação, numa

Troca monetária.

Existem diferentes níveis de cliente: o visitante que presta atenção na empresa, o que se envolve com partilha de informação e o comprador que se envolve em uma transação.

Os GAFA procuram ganhar confiança e fidelidade, com a frequência dessa destas interações conseguem riqueza para a empresa.

As receitas provêm de forma indireta da monetização da base de consumidores, receitas de intermediação e conhecimento baseado na recolha é análise de dados. Da atenção passam ao envolvimento e deste às receitas.

A internet

Ela não foi criada para ser ferramenta de marketing, empresas comerciais eram proibidas de utiliza-las, após um tempo se expandiu e se tornou global, mas restrita a universidades e laboratórios de pesquisa, em 1995 teve uma explosão de inovação se tornou mais popular, mas com a bolha da internet em 1997 e 2000 elevou o otimismo sobre seu potencial é finalmente em 2013, ela já entregava as práticas de marketing. A propaganda online, geração de leads (é a estratégia utilizada para alavancar potências clientes), transações, compartilhamento de informação e persuasão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com