TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Documentário Enron: Os Mais Espertos da Sala

Por:   •  26/2/2021  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

AUDITORIA FINANCEIRA

Resenha do documentário: “Enron: os mais espertos da sala”

O documentário “Enron: os mais espertos da sala” possui duração de 109 minutos, foi dirigido por Alex Gibney e lançado em 2005, 4 anos após o escândalo, e baseado no livro de Bethany Mclean e Peter Elking. O documentário enumera os acontecimentos de como a Eron passou de uma das maiores empresas dos EUA, para a maior fraude existente no setor corporativo gerando a falência. Desde o início o telespectador se pergunta com o que de fato a Eron trabalhava, pois ela passou por diversos setores para sempre aparentar ter lucros exorbitantes. Esse questionamento de fato foi feito para um dos diretores financeiros Jeff Skilling, ele não respondeu e foi grosseiro com a jornalista que o questionou.

O principal objetivo dos “cabeças” da Enron era que as pessoas investissem seus dinheiros na bolsa de valores da empresa, tanto que incentivavam seus próprios funcionários para investirem fundos de pensão na bolsa. Entretanto, os números que eram mostrados para a sociedade não passavam de uma farsa, eles se valiam do método “marcação a mercado”, e mostravam nas receitas da empresa projeções de possíveis lucros que eles não tinham como provar que possuíam. Tal método fazia com que as pessoas investissem sem medo na Enron, pois era um investimento “certeiro”, com o tamanho dos lucros que eles demonstravam ter, isso fez com que eles ficassem durante anos com as ações na bolsa em alta, mesmo eles possuindo dívidas imensas que eram maquiadas ano após ano.

Junto com as fraudes na receita, estava os trades que no documentário foram colocados como perversos, mas eram a maior fonte de lucro da empresa, eles alteravam constantes dados e até conseguiam ganhos pessoais com isso. Juntamente com todas as fraudes contábeis estava a forma machista que a empresa era dirigida, sempre colocando o lucro acima de tudo, exemplo disso foi a crise de energia provocada pela Enron na Califórnia, para que os governantes comprassem energia a preços absurdos.

Portanto, no documentário é mostrado como a empresa sempre foi dirigida sem escrúpulos.  Sua falência causou mais de 20 mil demissões de funcionários e prejuízo de mais de 2 bilhões aos que investiram seus fundos de pensões, além de prejudicar todos os investidores, e como se isso não bastasse um dos ex-diretores da Enron Cliff Baxter cometeu suicídio por não aguentar a pressão e perseguição. Fica nítido que a Enron foi acobertada por bancos, contadores, governo, auditores e analistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com