TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Além da Sala de Aula

Por:   •  29/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

Além da sala de aula (Beyond The Blackboard)

Sinopse: A história se passa em 1987 e segue uma jovem professora e mãe de dois filhos que acabou de se formar na faculdade e acaba ensinando crianças de rua em uma escola sem um nome. Com o apoio de seu marido, ela vence os medos e os preconceitos para dar a estas crianças a educação que merecem. Ficha técnica

 Ano: 2011 – Duração: 95 min.

 País: Estados Unidos – Gênero: Drama

 Direção: Jeff Bleckner

Roteiro: Camille Thomasson – livro/roteiro: Stacey Bess

O filme é rodeado de emoção e choque de realidade, mostrando de forma bem objetiva todos os desafios que essa professora incrível teve que enfrentar para dar uma educação digna para seus alunos.

A história de vida da professora Stacey é contada rapidamente logo no início, revelando que na infância presenciava inúmeras cenas de violência doméstica, passou por uma gravidez na adolescência e abandono escolar mesmo amando a escola.

Todos os percalços que Stacey viveu só serviram de degraus para que ela chegasse mais longe. Nisso podemos ver o quanto ela era resiliente, destemida e sagaz, e nem chegamos à melhor parte.

Logo após concluir a faculdade Stacey é contratada para lecionar em uma escola dita sem nome, e mais que depressa organiza todo seu itinerário para não deixar faltar nada em casa nem no seu novo trabalho. É aqui que a realidade da escola se apresenta e deixa a nova professora sem chão.

A escola sem nome era na verdade um espaço precário, que fazia parte de um programa mantido pelo distrito de Salt Lake City para pessoas em situação de rua, ficando evidente a falta de investimento e gestão do lugar. A dita escola não tinha diretor, não tinha conselho nem outros professores, sem falar no espaço físico que não era adequado para crianças, não tinha materiais e móveis para aulas e totalmente insalubre. Ao se ver naquele meio a professora Stacey teve que primeiramente colocar a sua aversão a pobreza de lado e  depois ir a luta na briga pelos direitos daquelas crianças a uma educação de qualidade. Em várias cenas do filme vemos Stacey indo atrás dos responsáveis de forma incansável até conseguir ser ouvida e ter suas exigências atendidas.

Mas até ser atendida ela não ficou de braços cruzados, usou os próprios recursos para revitalizar o espaço da escola,pintando,limpando,colocando artes nas paredes, até levando alimentos para as crianças, e isso fez toda naquela comunidade.

De uma escola sem nome e sem infraestrutura, agora a Escola do Abrigo passou a ter carteiras, cadeiras novas, estantes, livros e materiais para aulas. As crianças passaram a ter aulas de Artes e musicalização com voluntários do abrigo, estimulando várias áreas do seu desenvolvimento. E até no verão as portas da escola ficaram abertas com um acampamento com diversas atividades.

Grávida do seu terceiro filho, a professora se viu sobrecarregada com tantas funções e a partir daí teve a idéia de fazer a primeira reunião de pais e professores para pedir mais apoio e empenho com os alunos, isso serviu para motivá-los a fazerem as atividades e que os pais fossem mais participativos.

Além do ensino contextualizado a professora Stacey também tinha que conhecer a vida e história dos seus alunos, isso permitiu que ela se aproximasse mais de cada um e os ajudasse até mesmo fora da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com