TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Enron

Por:   •  8/7/2015  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

Enron era um empresa de distribuição de eletricidade e gás natural e tinha mais de 20.000 funcionários. Em poucos anos, a Enron  era a 7ª maior empresa do País, avaliada em quase 70 bilhões de dólares. Era um modelo de empresa a ser seguido.

Por causa desse sucesso todos queriam investir, pois teriam um bom retorno. Acionistas investiam sem pensar duas vezes. Apesar de seu slogan ser Ask Why (pergunte por quê), em nenhum momento foi questionado sobre o sucesso da Enron.

 A companhia tinha total liberdade para elevar  seus preços, enquanto os distribuídores tinha seus limites de tarifas determinados pelo governo.

Em 2001 começaram os problemas, as finanças da companhia eram questionadas. Eles tinham prejuízo a cada trimestre e tudo isso era maquiado com lucros inexistentes.

As operações de comércio da empresa eram feitas em transações financeiras complexas, a maioria referindo a negócios que deveriam ocorrer vários anos depois, prática que expandiam os seus lucros. Os valores das ações eram colocadas no alto, passando a falsa impressão que no futuro essas ações iriam aumentar, sem ter que explicar a remarcação do preço, chamado de mark-to-market, que permitia que a Enron registrasse ganhos potenciais futuros no próprio dia em que concluía uma transação. Sem importar realmente quanto dinheiro entrara, para o mundo exterior a Enron teria os lucros que eles dissessem que tinham.

Além das questões financeiras, muitos suspeitaram de uma conspiração política. A Enron tinha sido o maior contribuinte da 1ª campanha presidencial do Bush. Havia indícios que os diretores estavam envolvidos  em fraudes, juntamente com bancos. Tinham o objetivo de maquiar o balanço da empresa escondendo seus prejuízos, com isso obtiveram lucros exorbitantes.

Arthur Andersen, dono da empresa de auditoria Andersen foi acusado de obstrução à justiça, com a sua reputação destruída, a empresa caiu junto com a Enron. Além disso, 20.000 empregados perderam seus empregos, e tiveram prejuízo financeiro, pois suas economias estavam investindo em ações da empresa. Acionistas da Enron processararam a Enron e seus banco em 20 bilhões de dólares.

Enron tinha grande potencial de ser uma das melhores empresas, mas devido ao pensamento de seus executivos que achavam que estavam mudando o mundo, acabou se tornando vítima da arrogância e ganância dos seus diretores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com