TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro Casais Inteligentes

Por:   •  2/9/2017  •  Resenha  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha Livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Quem não tem vontade de ter uma vida financeira mais tranquila? De chegar no final do mês e as contas estarem todas pagas em dia? Acho que este é o sonho de muitos, é isso que o autor Gustavo Cerbasi, compartilha conosco, no Livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, algumas dicas para ter uma vida sossegada e principalmente planejada.

O livro trata um problema que está em meio aos casais, a vida financeira na relação, sendo um dos assuntos mais discutidos com a família e um dos principais motivos que ocasiona a separação.

Impasse esse que vai desde a falta de dinheiro ao excesso dele, quando a renda não cobre os gastos do mês, gera-se no dia a dia um clima desagradável e conflitos entre o casal.

Quando não há dinheiro para aquele jantar romântico, para um passeio com as crianças, gera-se um desconforto, mas muitas das vezes o que realmente falta é habilidade ou até mesmo criatividade, porque há tantas maneiras de surpreender as pessoas com coisas simples, bonitas, em conta e que as vezes valerá mais do que um jantar.

Um dos problemas que desencadeia esses conflitos é a falta de diálogo e o medo de falar sobre dinheiro, não devemos ter medo de expor nossas opiniões.

O autor através do livro apresenta de uma forma simples, objetiva e estratégica soluções para esses conflitos e aborda aspectos emocionais que ajudarão a melhorar a convivência na família, focando no melhor planejamento para o futuro.

Na primeira parte o autor aborda o comportamento em relação ás finanças e apresenta uma análise de perfil das pessoas da forma que elas lidam com dinheiro. Os poupadores, os gastadores, os descontrolados, os desligados e os financistas.

A maioria dos problemas financeiros da família são decorrentes de más escolhas ou decisões erradas. Se todos conversassem mais, planejassem juntos o que iriam fazer, muitos problemas poderiam ser evitados.

É importante ter organização financeira, controle dos gastos, traçando objetivos e sonhos conjuntos para acumular reservas financeiras para o futuro.

Na segunda parte ém apresentado os aspectos financeiros do relacionamento durante toda a vida, no namoro, no casamento, na constituição da família e educação dos filhos, buscando atingir metas e sonhos do casal.

O autor mostra um pouco da sua intimidade, que é sua primeira lição de planejamento familiar, ele não tinha planos de enriquecimento, apenas poupava um pouco de sua renda até que ele e sua namorada começaram a falar em casamento, e mesmo sem terem uma grande poupança passaram a sonhar com a festa de casamento e assim montaram em uma planilha todos os gastos que iriam ter, até mesmo os gastos de moradia e lua de mel. Pesquisaram e logo viram que os sonhos não era compatíveis com seus salários. Mas tomaram a decisão que foi a correta, de poupar 75% de suas rendas, durante 24 meses e mais 6 meses de renda, tiveram paciência e esperaram um pouco mais.

No dia do casamento eles tinham mais do que pensavam, casaram com tudo quitado e pagando a lua de mel melhor do que sonhavam.

Isso mostra que não adianta termos pressa, tudo que bem planejado com paciência dará certo.

Para os recém-casados é apresentado é importante e necessário o planejamento financeiro, as contas bancárias devem ser agrupadas aos poucos até que organizem a nova situação, os cartões de créditos podem ser unificados , para assim pagarem menos anuidade e aproveitarem as vantagens oferecidas.

Para  um bom planejamento financeiro são essenciais alguns pontos, tais como: controlar de gastos, estabelecer metas, te disciplina com investimentos, ajuste referentes a inflação e principalmente saber administrar o que foi conquistado.

É importante também conhecer os seus gastos, anotar tudo e no final do mês montar uma planilha, então será fácil perceber que os pequenos gastos é que fazem toda diferença e aprendendo a cortar esses gastos sobrará dinheiro para poupar.

Não deixar de estabelecer metas, analisar o orçamento, gastar menos do que ganha e investir a diferença, não acumular dividas, economizar com os gastos de telefone, luz, supermercado, são atitudes que determinaram o futuro do casal.

Um exemplo que chama atenção no livro e que é muito relevante  é a escolha entre comprar um imóvel ou morar de aluguel, lá o autor explica os prós e contra de cada escolha para o inicio da relação e ao decorrer dela, através de exemplos práticos que não deixam dúvidas ao leitor.

A importância de um filho ser planejado, de como gastar menos com os filhos e ensinarem eles desde pequenos da importância do controle financeiro, ter cuidado com algumas ações na frente das crianças, ensinar a poupar, pois se a criança tem uma educação financeira boa ela será um adulto com bom planejamento.

Na terceira parte é abordado as melhores decisões que poderão adiantar a conquista dos sonhos do casal e de como proteger o que foi conquistado.

Dentre as alternativas de financiamento apresentado, os agiotas não devem nunca ser recorridos, pois cobram maiores juros e podem usar de formas criminosas para eventuais cobranças.

Sem dúvida o melhor caminho da garantia ou da melhora no futuro daquilo que foi construído é investir. Usando quatros ingredientes será possível alcançar um padrão de vida superior ao que tenha hoje, eles são: tempo, dinheiro, decisões inteligentes e juros compostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com