TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Auditoria Contábil

Por:   •  2/3/2017  •  Resenha  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 6

AUDITORIA – RESUMO PARA P1

Normas de auditoria

Princípios fundamentais e requisitos necessários para a condução de uma auditoria com qualidade e consistência.

São emitidas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e Ibracon (Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes).

Processo de auditoria

- Planejamento: testes de observância, avaliação de Controle Inerente, riscos de auditoria, revisão analítica.

- Procedimentos de auditoria: testes de transações, testes de saldos.

- Emissão do parecer

  • Procedimentos de auditoria (NBC TA 500, 501, 505 e 520)

Conjunto de técnicas utilizadas pelo auditor para a obtenção de evidência apropriada e suficiente.

Circularização Indagação Procedimentos Inspeção Recalculo Reexecução Observação

- Confirmação externa / Circularização: é a confirmação com 3ºs, através de envio de correspondência para alguns dos stakeholders da empresa (advogados, banco, clientes, fornecedores, etc) para confirmar saldos de contas e relações com 3ºs.

Exemplos: dinheiro em banco, estoque 3ºs., duplicatas a receber de clientes, fornecedores a pagar.

As cartas são enviadas direto para o auditor, sem passar pela empresa auditada. Ela pode ser:

Positiva em Branco: pede o saldo e solicita resposta para o auditor

Positiva em preto: informa o saldo e solicita que o circularizado confirme o saldo apresentado.

Negativa: informa o saldo e se não tiver resposta, entende que está correto.

- Indagação: não tem NBCTA, a mais próxima é a 500. As respostas podem ser orais ou escritas e geralmente são confirmadas com outros procedimentos. É usada em praticamente todas as áreas.

Exemplos: todos os casos têm indagação.

- Inspeção: exame físico dos documentos, registros ou ativos para confirmar a existência de autorização de compra ou existência de um ativo. Lembrando que confirma a existência e não a propriedade, por isso pode ser necessária outros procedimentos:

Confirmar se os funcionários em folha existem, confirmar valor do produto com o da nota, verificação de contratos, etc.

Exemplos: compra de matéria prima, pagamento de empréstimo, títulos representativos dos investimentos, despesa de limpeza, duplicatas a receber de cliente, despesa de propaganda.

- Observação: o auditor observa de forma independente, aquilo que está sendo feito pelo pessoal da entidade. A observação geralmente ocorre em contagens físicas de estoque, bens imobilizados e de outros itens.

Exemplos: dinheiro em caixa, estoque armazenado na empresa, estoque em poder de 3ºs, bens de ativo imobilizados.

- Recálculo: aplica esse procedimento sempre que o auditor precise concluir sobre a exatidão do cálculo realizado pela administração. Ex: recalculo de amortização, recalculo de provisões de férias, etc.

Exemplos: avaliação de estoques, amortização de despesas antecipadas de seguro, depreciação do ano, despesas de salários, diferença de câmbio de empréstimo em moeda estrangeira, pagamentos de empréstimos, avaliação de investimento, duplicatas a receber de clientes, aplicação financeira, dividendos, amortização de pesquisa tecnológica.

- Reexecução: é usado bastante em testes de controle interno, particularmente no teste de reconstrução que envolve o rastreamento, do início ao fim, de algumas transações pelo sistema de controle contábil e financeiro como um todo.

Exemplos: compras de matéria prima, despesas de salário, pagamento de empréstimo, compras de bens do ativo imobilizado, despesas de propaganda.

- Procedimentos analíticos: são análises das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Praticamente todas as áreas usam esse procedimento.

Exemplos: todos os casos.

- Adequação da evidência: é a medida de sua qualidade, a sua confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor, enquanto a suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria obtida.

- Testes de transações: examina a documentação em conjunto com lançamentos e saldos contábeis. Seguindo fases: documentos que compõe o saldo da conta > selecionar quais serão objetos de verificação > de posse da amostragem o auditor procede as análises e evidencia nos WPs os procedimentos de auditoria executados.

- Teste de saldos: são procedimentos de confirmação de saldos das contas através de procedimentos extracontábeis. Consiste na contagem e verificação do estado de conservação e uso dos ativos das empresas. Ao analisar os ativos, caso não exista possibilidade de venda deve relatar na WP e propor um ajuste com baixa dos bens.

- Seleção aleatória: é escolhida por amostragem uma seleção aleatória, mas deve seguir uma lógica.

- organização das áreas auditadas: as áreas auditadas são organizadas de forma que seja obtida uma sequência lógica de análise. Para isso é preciso: pontos de revisão, programa de auditoria e WPs em sequência lógica do geral para o específico.

Assinale verdadeiro ou falso:

F a) o objetivo principal do auditor externo é emitir um relatório-comentário descrevendo os problemas durante os exames de auditoria.

F b) o relatório do conselho de administração faz parte das demonstrações financeiras, para os quais o auditor tem de emitir seu parecer.

F c) o procedimento de auditoria de contagem física normalmente é utilizado para as contas da demonstração do resultado do exercício.

V d) o procedimento de auditoria de inspeção de documentação comprobatória é muito utilizado para as contas de despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com