TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO DE AUDITORIA

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.776 Visualizações

Página 1 de 3

O PROCESSO DE AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES

A Auditoria é um ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer um parecer técnico, fundamentado em fatos e provas, sobre determinado objeto de estudo, o qual poderá ser uma conta do balanço patrimonial, por exemplo. Atualmente, várias áreas tem se utilizado da auditoria como ferramenta para formular uma opinião técnica, porém, em se tratando das demonstrações contábeis, o foco da auditoria, será aferir a veracidade dos dados apresentados.

A auditoria inicia-se com a crítica de uma afirmação, com elaboração de um planejamento estratégico com embasamento nos dados coletados. A afirmação é o foco da auditoria, é o que se busca confirmar ou não. Nesta fase, é feita a revisão analítica que é empregada a fim de instituir a abrangência da auditoria e a identificação de ocorrências suspeitas assim como o planejamento, que é o roteiro por escrito do que deve ser feito, e o estudo da empresa: atividade e processos, grau de sofisticação dos controles internos e externos, sistemas, legislação pertinente, etc. Em seguida, se definem a metodologia, indicadores e parâmetros para a coleta de provas, analisando as circunstâncias que influenciam na determinação da competência das informações levantadas.

O terceiro estágio será a consecução dos elementos probatórios, ou achados da auditoria, os quais serão necessários para confirmar a opinião técnica a ser dada pelo auditor. Estes elementos probatórios são agrupados através de pesquisas e testes, por exemplo o teste de procedimento, que avalia a confiabilidade dos processos de controle utilizados pela empresa; e o teste de saldo, que tem o intuito de aferir provas suficientes e convincentes sobre as operações, contas e demonstrações contábeis aplicáveis.

E por fim, o parecer da auditoria deverá ser emitido com a opinião do auditor, normalmente com três parágrafos, o primeiro com a descrição do objetivo do trabalho e a responsabilidade assumida pelo auditor, o segundo com a abrangência do trabalho e a metodologia usada, e por fim, a opinião técnica propriamente dita, onde o auditor expressará a posição da auditoria. O parecer pode ser sem ressalva, quando o auditor confia na veracidade das demonstrações contábeis; parecer com ressalva, quando o auditor, apesar de observar alguma discordância, conclui que esta não justifica um parecer adverso ou com abstenção de opinião; o parecer adverso, quando o auditor conclui que as demonstrações não estão corretamente representadas; e o parecer com abstenção de opinião, quando o auditor não emite opinião, por não ter provas suficientes para fundamentar a sua opinião.

Em todo este processo, o auditor deverá guardar os princípios éticos e morais consoantes com a responsabilidade por ele assumida como, sigilo profissional, imparcialidade, integridade, discrição, independência, observância dos regulamentos internos, etc. O Conselho Federal de Contabilidade e o Ibracon definem as normas a fim de orientar o auditor no exercício da sua profissão

A auditoria colabora para a prevenção de fraudes e auxilia as organizações a agregar valor, pois com maior controle e gestão de riscos as empresas estarão melhor alicerçadas sabendo que podem confiar em seus controles internos; terão um diferencial competitivo frente à possíveis investidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com