TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo CPC 25

Por:   •  13/11/2017  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPATAMENTO DE CONTABILIDADE
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBES
DISCIPLINA E TEORIA DA CONTABILIDADE
DISCENTE: JONATAS DOS SANTOS SILVA

RESUMO CPC 25

        O CPC 25 trata de provisões, ativos e passivos contingentes. O objetivo do mesmo é estabelecer critérios de reconhecimento, bases de mensurações apropriadas à essas provisões, ativos e passivos contingentes e que seja divulgada inormação nas notas explicativas, permitindo que usuário entndam a sua natureza e valor.

        Este pronunciamento deve ser aplicado a todas as entidade, na contablização de ativos e passivs contingentes, ele não se aplica a instrumentos financeiros, assim como não se aplica a contratos à executar, a menos que eles sejam honerosos.

        Alguns valores tratados como provisão podem relacionar-se com o reconhecimento de receita, este CPC não trata do reconhecimento, ele define provisão como "passivo de prazo e valor incertos", ficando a cargo de outros pronunciamentos especificarem se os gastos são tratados como ativo ou como despesa.

        DEFINIÇÕES:

  • Provisões: Passivo de Praso e Valor Incertos;
  • Passivo Contingente: é uma obrigação possível, resultada de eventos passados, e cuja existência dpende da ocorrência, ou não, de um ou mas eventos futuros incertos, não totalmente sob o controle da entidade.
  • Ativo Contingente: é um ativo possível, resultado de eventos passados, e cuja existência será cnfirmada após a exstência, ou não, de um ou mais eventos futuros incertos, não totalmente sob o controle da empresa.

        Se tratando de reconhecimento, uma provisão deve ser conhecida quando a entidade tem uma obrigação presente, legal ou não formalizada, como resultado de eventos passados, caso seja provável que haverá saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidação e possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

        Um passivo contingente não deve ser reconhecido pela entidade, ele apenas é divulgado, a menos que seja remota a possibilidade de uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos, os mesmos podem desenvolver-se de forma arbitrária, por isso é necessários que sejam reavaliados para verificar se uma saída de recursos que icorporam benefícios econômicos se tornou provável, caso seja provável que haverá saída de recusos econômicos da eentidade, deve ser reconhecida a provisão.

        Um ativo contingente também não deve ser reconhecido pela entidade, mas divulgado quando for provável uma entrada de benefícios econômicos, visto que o mesmo surje normalmente de evetos não planejados, ou de outros não esperados que dão orígens a possibilidade da entrada de recursos econômicos para a entidade.

        Para relizar a mensuração dos resultados a entidade deve avaliar alguns pontos, como por exemplo: melhor estimativa, risco e incerteza, valor presente,  e alienação esperada de ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com