TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA – WOOD, JR. T.

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA – WOOD, JR. T.

        Inicialmente Wood coloca a necessidade de que sejam revistas os modelos de remuneração vigentes. De acordo com o que é colocado podemos inferir que o surgimento de novos modelos de organização do trabalho irá culminar em uma obsolescência das formas tradicionais de remuneração.

        Para o autor o modelo tradicional baseado em cargos e funções é extremamente burocratizado e hierarquizado e, portanto, incompatível com as mudanças cada vez mais breves e grande flexibilidade experimentada na contemporaneidade.

        A remuneração estratégica seria um elemento chave para a criação de uma ponte entre os indivíduos e a nova realidade das organizações. Suas principais contribuições residiriam no fato de que considera todo o contexto organizacional, tanto o presente, quanto o futuro e com ela os indivíduos passam a desenvolver melhor suas competências, pois, uma série de fatores que altera o sucesso do negócio, como conhecimentos, habilidades, atitudes e etc, afetará também na remuneração.

Também é colocada no texto a multiplicidade das formas de remuneração. Desde a remuneração funcional que é a mais tradicional, até a remuneração por competências. Além disto, Wood destaca de formas indiretas de remuneração, como a previdência complementar e a remuneração variável, e também as remunerações por desempenho são importantes para o aumento do desempenho dos colaboradores e, por conseqüência, da organização.

Não obstante, vale destacar que a construção de um sistema de remuneração não é uma tarefa simples, pois consiste em “mudar a base conceitual da remuneração, da ‘posição para o desempenho’ e do ‘status para a contribuição’ “(WOOD, P.43). Assim, nem sempre os sistemas de remuneração estratégica são aceitos prontamente, uma vez que fere o status quo amplamente aceito naquele ambiente organizacional.

 Desta forma a radicalização da estratégia utilizada para a remuneração não é aconselhável em qualquer caso, o que pode gerar distúrbios e resultados ruins em ambientes de negócio estáveis. Não obstante, o autor considera que mesmo o sistema de remuneração funcional não precisa necessariamente ser arcaico, inovações podem ser postas em prática a fim de que este método tradicional se alinhe com as novas necessidades do mundo organizacional.

Por fim o Wood trata da questão da remuneração por competências e coloca que é o modelo mais apropriado para modelos de negócios baseados em tecnologia e inovação. Uma de suas grandes vantagens seria a redução da distância entre líderes e liderados, um dos grandes desafios atualmente observados pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com