TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da História da Contabilidade

Por:   •  11/4/2016  •  Artigo  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo da História da contabilidade

Contabilidade começou com o homem pré histórico com contagem de seus rebanhos com a finalidade de medir a quantidade e a variação desta ao longo do tempo. Com o tempo, foi sendo aperfeiçoadas as técnicas de contabilidade. Carlos de Carvalho e Francisco D´Áuria, foram uns dos primeiros autores no período de 1494 em seguida que produziram textos sobre história da contabilidade.Dos trabalhos desses autores, segue a seguinte divisão da história da contabilidade:

  • Era Antiga - de 8 000 anos atrás até 1202
  • Era da Sistematização - de 1202 até 1494
  • Era da Literatura - de 1494 até 1840

Em 1202  à obra do Leonardo Fibonacci, que ensinou o uso do ábaco e propôs a substituição dos numerais romanos pelo algarismos indo-arábicos para se usar em cálculos. Em 1494, teve a publicação de Luca Pacioli sobre o método das partidas dobradas e 1840 seria o ano em que surgiria o primeiro trabalho reconhecido pelos mestres como científico do italiano Francesco Villa. Os povos antigos, como os antigos egípcios e os babilônicos, registravam suas transações comerciais em cerâmicas com escrita cuneiforme.

Na Baixa Idade Média, a partir do século 13 das cidades mercantis do norte da Itália, como Florença e Veneza, utilizavam a técnica das partidas dobradas,que era utilizada desde a Pré-história sob a forma de fichas de barro, se espalhou pela Europa. O processo de maturação da contabilidade prosseguiu até o século 16, com a Era dos Descobrimentos e o mercantilismo. Em 1494, o frei Luca Pacioli publicou na Itália o tratado contábil que deu origem à escola italiana de contabilidade. Já no século 18, a Revolução Industrial se transformou em uma maior complexidade no cálculo dos custos sendo assim fez surgir a disciplina da contabilidade de custos. A escola italiana dominou o cenário contábil mundial até o início do século 20. Com a ascensão econômica dos Estados Unidos, passou a predominar a escola estadunidense de contabilidade, a partir da ascensão dos EUA a contabilidade passou a se preocupar em acentuar mais sua missão de fornecer dados relevantes à tomada de, sendo assim surgiu  a contabilidade gerencial

No Brasil

No Brasil principia com as preocupações dos povos indígenas do Brasil quando ao controle do seu patrimônio de recursos naturais.Com a colonização portuguesa do Brasil, no século 16, chegaram no país, os provedores da fazenda, que eram responsáveis pela escrituração contábil do governo colonial. Em 1808, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, dom João VI publicou um alvará obrigando todos os contadores gerais da Real Fazenda a aplicarem o método das partidas dobradas na escrituração mercantil. No mesmo periodo se iniciou o ensino contábil no país.Em 1850, o Código comercial do Brasil determinou a obrigatoriedade da escrituração contábil e a elaboração anual da demonstração do balanço geral. Em 1888, com abolição da escravidão os escravos deixaram de constar nos balanços como ativos. Em 1902, houve a criação da Escola de Comércio Álvares Penteado em São Paulo, sendo assim o país adotou a escola europeia de contabilidade.Em 1927 foi organizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade , marco histórico no sentido de se tentar padronizar e uniformizar a contabilidade brasileira.Em 1931, o decreto 20 158 organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão contábil. Em 1945, a profissão contábil foi considerada carreira universitária. Em 1946, foram criados o Conselho Federal de Contabilidade e os conselhos regionais de contabilidade. No mesmo ano, com a criação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, a escola estadunidense de contabilidade foi introduzida no país. Em 1993 ocorreu o surgimento dos princípios e normas contábeis adotadas no Brasil. Já em 2007, o Brasil passou a adotar a Normas Internacionais de Contabilidade. Na era digital um dos maiores marcos da evolução contábil, com os sistemas mais evoluídos e complexos a contabilidade passou de uma simples escrituração para uma forma rápida e eficiente de informações necessárias para uma tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com