TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas do Departamento Contábil

Por:   •  20/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 12

ROTINAS DE DEPARTAMENTO CONTÁBIL

Projeto do Exercício Profissional em Contabilidade II, apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário Ulbra, como requisito parcial de aprovação em Exercício Profissional em Contabilidade II.

Orientador: Tobias Funke

Porto Alegre, RS

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 JUSTIFICATIVA 3

1.2 OBJETIVOS 3

1.2.1 Objetivo Geral 3

1.2.2 Objetivos Específicos 4

2 REFERENCIAL TEÓRICO 5

2.1 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS 5

2.2 LIVRO DIÁRIO 6

2.3 LIVRO RAZÃO 6

2.4 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 7

2.5 BALANÇO PATRIMONIAL 8

2.6 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 9

2.7 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 9

2.8 DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS 10

2.9 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LÍQUIDO 10

2.10 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 11

2.11 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 11

3 METODOLOGIA 12

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 13

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência que possibilita por meio de suas técnicas o controle do patrimônio das empresas, registrando os fatos que ocorrem no dia-a-dia e elaborando as demonstrações contábeis. A principal finalidade é fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, que facilitam a tomada de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

O campo de aplicação da contabilidade é muito amplo e divide-se em diversos ramos, assim o profissional contábil necessita ter um conhecimento diversificado dos mais variados assuntos relacionados com a contabilidade. Dentro da área contábil de uma empresa existe entre outros o departamento contábil, o qual tem por objetivo elaborar as demonstrações contábeis de uma empresa.

Estas são de suma importância tanto pela exigência legal quanto para a tomada de decisões e sendo assim, questiona-se de que modo são desenvolvidas as rotinas do departamento contábil na empresa onde será realizado o estágio?

Para um melhor entendimento deste departamento, além da teoria estudada em sala de aula é fundamental que se tenha o conhecimento prático, de modo a preparar melhor os futuros profissionais da área.

1.1 JUSTIFICATIVA

Em função da complexidade da profissão contábil é de suma importância a presença de profissionais capacitados nos escritórios e nas empresas e para uma boa formação é necessário que se tenha uma experiência prática na área em que se deseja atuar antes mesmo de regressar no mercado de trabalho.

Por isso realizar um estágio em empresas ou escritórios podendo acompanhar as rotinas do dia-a-dia tornam-se atividades importantes, visto que esta experiência aperfeiçoará os conhecimentos até então adquiridos.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Acompanhar a rotina de um escritório contábil no seu dia-a-dia, procurando aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, no que se refere aos procedimentos internos do departamento contábil de uma empresa, participando e desenvolvendo as atividades requeridas.

1.2.2 Objetivos Específicos

Este projeto possui como finalidade específica proporcionar ao aluno o contato com a rotina contábil e aplicar o saber teórico de modo prático dentro do departamento contábil.

Dentro do departamento contábil, buscar-se à acompanhar as seguintes atividades:

- Escrituração dos lançamentos contábeis de caixa, bancos, extra-caixa e encerramento do exercício;

- Emissão dos livros contábeis: Livro Diário e Livro Razão;

- Levantamento dos relatórios e das demonstrações contábeis disponíveis no local do estágio, tais como: Balancete de Verificação, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e Demonstração do Valor Adicionado.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com o art. 1179 do Código Civil Brasileiro todo empresário ou sociedade empresarial é obrigado a seguir um sistema contábil e elaborar anualmente o Balanço Patrimonial.

Somente a contabilidade oferece dados formais e científicos que permitem ao empresário conhecer adequadamente sua empresa, e assim estar preparado para tomar as decisões corretas, seja na hora de investir, de reduzir os gastos ou de praticar quaisquer atos gerencias, sem o risco de prejudicar o patrimônio da empresa.

A contabilidade deve escriturar toda a movimentação de uma empresa, utilizando-se de informações advindas de todos os setores da empresa. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar a tesouraria, o faturamento, a produção, a administração de recursos humanos, o fiscal e o financeiro.

Todas as informações que são levantadas pela contabilidade são apresentadas em documentos que chamamos de demonstrações contábeis, que são o produto final apresentado pelo contador e que devem ser elaboradas de acordo com a legislação pertinente, observando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com