TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Com base nos fatos, o presente trabalho foi elaborado com objetivo de apresentar a relação entre os conteúdos apresentados nas disciplinas do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis com os fatos contidos na situação geradora de aprendizagem onde foi apresentado o caso de ética em gestão de projetos.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Os sistemas de informação gerencial por definição são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações, no caso apresentado na situação geradora de aprendizagem temos de forma bem contextualizada uma falha na entrega e no conteúdo das informações que deveriam ser apresentadas. Causando assim problemas para ambas as empresas apresentadas no texto e descritas novamente abaixo.

As empresas envolvidas no texto são:

A Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, oferecendo ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Possui um bom reconhecimento no mercado de tecnologia. Os destaques da Tecnosampa no mercado são: inovações e compromisso de entrega. Os conhecimentos técnicos da equipe interna abrangem as tecnologias de desenvolvimento mais demandadas pelo mercado, sendo estes os principais: C.net, Java, Android, HTML5, JavaScript, Hibernate, MVC e SOA. O conhecimento base para gestão é fundamentado no PMBOK®. Aproximadamente quatro anos atrás, a área técnica se certificou no programa de qualidade ISO 9001:2008. Os projetos executados pela Tecnosampa têm duração média de seis a oito meses, com valor médio de R$ 700 mil.

A Steinadler, por sua vez, é uma grande indústria química multinacional, com sede na Alemanha, com 45 anos de existência e filial espalhadas em todos os continentes. Sua especialização é no ramo de tintas e solventes (domésticos e industriais). No ano de 2013, a Steinadler se orgulhava de ter conquistado o primeiro lugar no mercado mundial, especificamente para o seu produto carro-chefe: tintas industriais. No Brasil, a Steinadler possui uma filial importante, inaugurada em 2001. Em 2013, essa filial contribuiu com 40% do faturamento global. Desde a inauguração da filial brasileira da Steinadler, em 15 de janeiro de 2001, seus executivos notaram a necessidade de tropicalização dos sistemas de informação da matriz. Os executivos brasileiros acreditavam fortemente que o cenário brasileiro possuía particularidades específicas em diversos aspectos do modelo de negócio, como tributação, logística e mesmo vendas, os quais não eram adequadamente atendidos pelo sistema corporativo global.

A relação entre as empresas se deu a partir de 2009 a parceria entre a Steinadler e a Tecnosampa se iniciou, com a condição de manter a disciplina descrita nas normas e regras da matriz. Após uma extensa análise dos fornecedores de software brasileiros, a Tecnosampa chamou a atenção dos executivos da Steinadler brasileira, devido a sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com