TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  4.320 Palavras (18 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - CEUMA

SÉRGIO ROBERTO PINTO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DE PESQUISA VIA AMBIENTES DA INTERNET DOS PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

ELIÚ CRISTIAN RIBEIRO DE SOUZA - CPD: 88402

KALINE MARTINS DA SILVA - CPD: 85342

MYCAELA OLIVEIRA MELO - CPD: 85602

ROSEANNE DOS SANTOS ARAÚJO - CPD: 89200

BACABAL-MA

2018

RELATÓRIO DE PESQUISA VIA AMBIENTES DA INTERNET DOS PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

ELIÚ CRISTIAN RIBEIRO DE SOUZA - CPD: 88402

KALINE MARTINS DA SILVA - CPD: 85342

MYCAELA OLIVEIRA MELO - CPD: 85602

ROSEANNE DOS SANTOS ARAÚJO - CPD: 89200

Atividade Avaliativa 1 apresentada ao Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade CEUMA, como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina Sistema de Informação Contábil - SISIC-640313120182.

Professor: Sérgio Roberto Pinto.

BACABAL-MA

2018

Sumário

1        introdução        3

2        PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS        3

2.1        SISTEMAS FORTES        4

2.1.1        Identificação Geral        4

2.1.2        PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES        4

2.1.3        FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS        6

2.2        SISTEMA NASAJON        7

2.2.1        Identificação Geral        7

2.2.2        PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES        7

2.2.3        FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS        8

2.3        SISTEMA MASTERMAQ NG        9

2.3.1        Identificação Geral        9

2.3.2        PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES        9

2.3.3        FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS        12

2.4        SISTEMA PACK ALTERDATA        13

2.4.1        Identificação Geral        13

2.4.2        PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES        13

2.4.3        FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS        15

3        considerações finais        15

4        referÊncias BIBLIOGRÁFICAS        16


  1. introdução

No presente cenário contábil mundial, observamos mutações constantes, oriundas de uma arcaica realidade já vivida. Em seus primórdios, a contabilidade se caracterizava por evidenciar a riqueza patrimonial de determinada pessoa. Esses registros eram feitos de forma bastante rudimentar, através de desenhos para representar a quantidade e com riscos, a qualidade, ensina Lopes de Sá (2006).

Notamos o quão contabilidade se aprimorou acompanhando o quadro de globalização, uma realidade versátil, sagaz e de constante inovações. Tornando quase surreal a forma de escrituração em livros físico, quisar registros de patrimônio por desenhos em paredes. A ciência da contabilidade, se adaptou as novas tendências, se reinventando mediante seus ensinamentos para suprir as necessidades de seus usuários, para melhor, “estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativos à Administração Econômica” Lopes de Sá (2006, p.22).

 Diante disso nos propomos em analisar as novas tecnologias implementadas nos escritórios contábeis e logo nos deparamos com inúmeros softwares, os quais com suas respectivas peculiaridades, cabendo ao especialista em contabilidade analisar as qualidades dos softwares que mais satisfaça a entidade.

Na necessidade de registrar os fatos contábeis, para uma melhor orientação dos gestores, prefixamos então uma lista com aspectos mais relevantes para entidade, sugerindo uma análise técnica e de reputação dos softwares, contendo aspectos gerais, processo de implementação, suporte e pós-venda, atualização e erros do sistema, avaliação por módulo e principais pontos forte e pontos que deixam a desejar.

  1. PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Nos dias de hoje, os profissionais contábeis têm uma rotina tão desafiadora. Mudanças constantes de legislação, e um volume crescente de obrigações e clientes desorganizados tornam esse quadro ainda mais complicado. Em pesquisas realizadas mostram que enquanto contadores pelo mundo afora gastam uma média de 264 horas por ano para cumprir as obrigações fiscais de uma empresa, no Brasil este número está em 2.600 horas. O Contabilista necessita buscar conhecimentos diversos para prosperar, ser apenas um bom contador tem se mostrado pouco perante os clientes e o mercado competitivo, deve-se buscar conhecimentos de organização e gestão de processos, gestão de equipe, marketing, dentre outros. O software contábil é um dos pilares de qualquer escritório de contabilidade, outrora contadores não dispunham de ferramentas que pudessem buscar informações ricas para essa tomada de decisão tão importante. Uma escolha correta reduz a necessidade de treinamento da equipe, reduz o retrabalho e aumenta a qualidade do serviço prestado para o cliente final. Uma escolha infeliz tem o efeito oposto. Dados revelam que, em mais de 65% dos casos, não mais de 3 softwares são analisados antes de sua aquisição, e que pode demorar menos de 2 semanas até três meses para ser feita. Verifica-se também que na maioria dos casos são os sócios que correm atrás das soluções de automação contábil, alguns dos critérios que os mesmos levam em consideração são: maior aderência aos processos, às necessidades internas, simplicidade de uso e preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com