TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informacao

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.

OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01

  1. Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?

A informação e seus respectivos sistemas desempenham funções fundamentais
e estratégicas nas organizações. A informação apresenta-se como recurso estratégico sob a ótica da vantagem competitiva. O desafio gerencial é como usar a tecnologia da informação para projetar e administrar empresas efetivas e competitivas. Dessa maneira os sistemas de informação podem ser considerados como vitais para a gestão, organização e operação das empresas.

  1. Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.

Informação: é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe.

Conhecimento: é o ato de abstrair ideia ou noção de alguma coisa.

  1. A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)

A partir do momento que vendemos ou compramos algo para a empresa, é necessário realizar as baixas ou lançamentos dos itens, e para esse tipo de lançamento devemos verificar a quais departamentos serão lançados, sejam eles estoque, contas a receber, contas a pagar, administrativo, vendas, faturamento.

  1. Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação? É auxiliar nos processos de tomada de decisões e o foco está relacionado com a qualidade, produtividade, rentabilidade, competitividade empresarial, ou seja, está direcionada para o negócio empresarial.

  1. Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.

Quando ela proporcionar alternativas de lucratividade e retornos para a empresa, seja criando novas oportunidades de negócios, sendo gerenciada de forma estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com