TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress Gerencial - dia a dia

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação e Comportamento Organizacional

Professor Luiz Gustavo

Stress Gerencial

        Com o avanço da tecnologia e o crescimento acelerado das industrias, cresceram também as obrigações e responsabilidades cabidas a quem esta por trás destes movimentos. Desde o nascimento de uma criança até uma determinada idade, ela não possui preocupações quanto o dia a dia, para ela é tudo é apenas brincadeira, passeios, dormir,  e quando os adultos as veem falam "que vida tranquila, sem preocupações".

        Pois bem, as pessoas crescem e com elas vem a responsabilidade, emprego, família, contas para pagar, convivência com colegas de trabalho, dependência de outras pessoas para sua vida seguir em frente, podendo ser citado o atendimento das telefônicas, para fazer uma simples solicitação de internet ou plano telefônico basta para perder a paciência. Esta é a vida do dia a dia de um ser humano normal, que acorda cedo para ir trabalhar, levar seus filhos na escola, enfrentar um transito estressante, dependendo da cidade, como pode ser citado as capitais e cidades metropolitanas, em que pessoas de uma cidade X trabalha na cidade Y e que para chegar até o destino tem que enfrentar quilômetros de distância, e torcendo para não ter um acidente e estar tudo congestionado ou apenas congestionamento normal, contudo se tiver uma motocicleta torna-se mais fácil.

        Nos dias atuais, o mercado de trabalho esta mais exigente, em que a atualização é indispensável para manter-se no cargo dentro de uma organização para desempenhar o trabalho, isso equivale a cursos de atualização, pós graduações, mestrados, doutorados, pós doutorados, MBA's, línguas estrangeiras, Excel, cursos motivacionais, cursos de gestão e liderança. Neste contexto esta o homem, um ser com sentimentos e problemas do dia a dia, em que as vezes não suporta tanta "pressão" quanto uma máquina e acaba agindo de forma precipitada, colocando as vezes uma vida inteira abaixo, ai esta o "Stress".

        O stress é considerado a doença do século XXI, em que afeta a maioria das pessoas causando-as sérias consequências, como doenças cardiorrespiratórias, ansiedade e outras enfermidades pelo motivo da baixa imunidade que deixa uma pessoa com stress elevado. Nas organizações o stress esta presente no dia a dia, no desenvolver das funções em que as cobranças de superiores por maiores produções acabam sobrecarregando determinados pontos, como pode ser citado os cargos de gerencia, que estão no centro das atenções, sendo visados pelos diretores e subordinados, cabe a esta pessoa o bom desenvolvimento do trabalho, o aumento da produção e a melhora na qualidade do produto, sendo estes cobrados pela diretoria da empresa, e cabe a ele também escutar as reclamações e descontentamentos de seus subordinados, pelos salários, carga horária, folgas, e outros mais.

        O gerente é incumbido de ter a responsabilidade de "segurar as pontas em uma empresa", mas não é apenas ele que sofre de stress no trabalho, tanto diretores quando subordinados também sofrem por esta doença, nenhuma pessoa esta imune a não ter stress, a não ser que não faça nada, mas vai ter stress por não fazer nada, ficar entediado. Enfim, é complicado dizer a que ponto pode ser colocado a responsabilidade em uma pessoa sem esta perder o controle emocional, pois ela possui sentimentos, família como qualquer outra, sendo assim um ponto frágil que a qualquer momento pode mudar a situação e uma pessoa calma pode "explodir em raiva".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com