TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS ANTROPOLOGICAS

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias Antropológicas

As teorias antropológicas seguem diferentes raciocínios, porém nos ajudam a compreender as diferentes formas de expressão cultural dos seres humanos e o ambiente em que vivem.

Tiveram destaque as seguintes teorias antropológicas: O Evolucionismo, O Difusionismo, O Funcionalismo, e o Estruturalismo.

O Evolucionismo estudava de forma mais abrangente civilizações inteiras, estudando a cultura utilizada por eles como método de evolução, estudava também o comportamento, hábitos e religião de cada povo.

 Já o Difusionismo procurava a compreensão do desenvolvimento cultural através da propagação de uma cultura para outra, dividindo o estudo em culturas e tratando cada uma de formas distintas, pois tinham diferentes origens e diversas transformações ao longo do tempo.

O Funcionalismo renovou a forma de interpretação antropológica, modificando os conceitos antigos de estudo, abrangendo um campo bem mais amplo, não sendo tão focado diretamente ao homem, e assim compreendendo também as necessidades culturais e biológicas.

E o Estruturalismo foi a mais nova escola antropológica, e adotou diferentes abordagens e ponto de vista, alterando o pensamento que existia até o momento. Buscava a compreensão de cada povo extraindo seu modelo estrutural não havendo diferenças entre eles, colocando o homem selvagem e o homem evoluído no mesmo patamar, buscava a ligação entre os povos em estruturas universais e sua essência.

Em geral as teorias antropológicas nos fazem compreender as diferenças e semelhanças existentes entre os povos citando cada uma a sua forma a evolução do homem partindo de seu conceito para nosso entendimento sobre a evolução da humanidade e forma em que vivemos em sociedade hoje.  

https://juhroyal.wordpress.com/2013/06/17/as-teorias-antropologicas-da-cultura-evolucionismo-difusionismo-funcionalismo-e-estruturalismo/ - acesso em 26/04/2015. 

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2002/07/05/004.htm - acesso em 26/04/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com