TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As teorias antropológicas como ferramentas, determinam caminhos que demarcam estudos da Antropologia

Por:   •  20/9/2016  •  Dissertação  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Anabelle Chuck da Silva

Curso: Pedagogia

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – ANÁLIA FRANCO

AP_II

As teorias antropológicas como ferramentas, determinam caminhos que demarcam estudos da Antropologia - ciência que visa conhecer e compreender - o Homem e suas obras. Elas nos ajudam a compreender as diferentes formas de manifestações culturais.

Vários teóricos no decorrer dos tempos desenvolveram teorias e métodos perante a inquietação de se compreender os processos culturais, dando origem a várias correntes teóricas a respeito da antropologia social. Temos então, Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo.

O Evolucionismo, banhado pelo etnocentrismo e eurocentrismo, onde o homem branco, europeu era o modelo perfeito, o produto final do homem evoluído em relação a outras culturas mais primitivas - e até mais antigas - consideradas inferiores, no ponto de vista evolutivo e cultural.

A teoria Difusionista despontou como a primeira oposição ao evolucionismo cultural no início do século XX. De acordo com os difusionistas, tanto as diferenças como as semelhanças das sociedades são fruto de uma tendência dos seres humanos a se imitarem uns aos outros.

No Funcionalismo, abandonou-se a mecanicidade da escala evolutiva, focalizando as culturas diversas a partir de sua própria contextualização.

Por fim, o Estruturalismo foi a teoria criada por Claude Levi-Strauss, que dedicou seus estudos aos povos indígenas do Brasil, propondo que as estruturas universais estavam por trás de todas as ações humanas, o que deu forma às variadas manifestações da cultura, através da linguagem, religiões, mitos, etc.

Hoje em dia a diversidade de etnias e culturas tem sido amplamente posta em pauta, mas pouco tem se colocado em prática. Falta-nos engajamento, olhares mais profundos para a alma humana ao invés de tentar suprir somente suas necessidades básicas, como números a serem mostrados para uma sociedade política.

Se pensarmos no homem e sua cultura como um processo a ser observado, concluímos que as teorias antropológicas são como espécie de estágios para a compreensão das culturas desde a sua origem, cada uma a seu ponto de vista, porém com um mesmo objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com