TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Ensaios: TIPOS DE PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de Planejamento

Levando em consideração dos grandes níveis hierárquicos podem-se distinguir três tipos de planejamento:

. Planejamento Estratégico;

. Planejamento Tático;

. Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico

É um planejamento que é feito em longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente e a envolve como um todo, culminando com a elaboração de uma matriz que deixa claro as ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização, bem como seu alcance que resulta numa situação nebulosa, pois não existem ações mais imediatas que operacionalizem o planejamento estratégico. É caracterizada por sete etapas:

1 – Determinação dos objetivos.

2 – Analise ambiental externa.

3 – Analise organizacional interna.

4 – Formulação de alternativas.

5 – Elaboração do planejamento.

6 – Implementação e execução.

7 – Avaliação dos resultados.

A falta desses aspectos é suprida através do desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada. É também um processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao elevado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. O planejamento estratégico, normalmente, é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua execução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.

O plano estratégico será um instrumento esclarecedor quanto à:

Missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;

Visão - onde queremos chegar como instituição;

Valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

Exemplo de um modelo de plano estratégico de uma pequena empresa:

Modelo de Terence (2002)

Planejamento Tático

O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a execução dos objetivos previamente fixados, seguindo uma estratégia predeterminada. O planejamento tático é um processo permanente e continuo, é sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado tipo de ação, é um projeto sistêmico, é interativo entre outros. Ele abrange uma área especifica da empresa, e é um projeto a médio prazo, obtendo limitação das variáveis envolvidas, a fim de reduzir as incertezas e permitir uma melhor programação.

Sua finalidade é promover um processo decisório que envolve no mínimo seis elementos: tomador de decisões, objetivos, sistema de valores, cursos de ação, estados da natureza e consequências que é o resultado de uma determinada ação. Existem três áreas diferentes de decisão dentro de uma organização são:

1 – Decisões estratégicas.

2 – Decisões administrativas.

3 – Decisões operacionais.

O processo de decisão pode ser identificado em quatro fases, aonde se define e diagnostica o problema, então começa a procura de soluções alternativas mais promissoras, analisa e compara todas as alternativas para solucionar o problema e por fim a seleção e a escolha da melhor alternativa como um plano de ação. As tais decisões podem ser programadas ou não programadas. O Planejamento tático possuem três condições: a incerteza, o risco e a certeza, e os planos táticos se referem a planos de produção, financeiros, marketing e de recursos humanos e são implementados por meios de politica.

Enfim o planejamento consiste na tomada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com