TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL 7 SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2. CONTROLADORIA E A IMPORTANCIA DA AÇÃO DE UM PLANEJAMENTO TRIBUTARIO        4

2.1 Controladoria buscando minimizar os custos da empresa        5

2.2 Função da controladoria em uma cisão.........................................................6

3. ELISÃO OU EVASÃO FISCAL        7

3.1 Parecer do auditor fiscal        8

3.2 Elaboração do Balanço Patrimonial        9

4. CONCLUSÃO        11

5. REFERENCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é entendermos a importância da controladoria para um bom planejamento. Apresentar a importância da controladoria e do planejamento tributário nas empresas, diante de tantos obstáculos decorrentes da globalização, também fazer um planejamento tributário adequado para a empresa se tornou fundamental para a persistência da mesma no mercado competitivo onde esta também faz parte nas tomadas de decisão dos gestores. Por fim, ressalta que, muito embora seja o planejamento tributário um importante meio à disposição do contribuinte, deve ser usado com cautela e por pessoas que tenham conhecimento no referido instituto.

 

  1. CONTROLADORIA E A IMPORTANCIA DA AÇÃO DE UM PLANEJAMENTO TRIBUTARIO

        A controladoria como órgão administrativo possui algumas características para assessorar os gestores nas atividades da empresa. Essas atribuições que ela possui serão as ferramentas utilizadas na elaboração do planejamento tributário. As funções da controladoria (planejamento, controle, contabilidade e informação são as ferramentas que a contabilidade usará no auxílio do planejamento tributário.

        O planejamento é elaborado geralmente em um único sistema para controlar e tomar as decisões operacionais normais. Contudo, a flexibilidade necessária ao sistema tributário requer revisões periódicas de modo a ajustá-las as alterações da Lei, que são constantes. A primeira dentre as funções da controladoria na empresa será identificar qual a atividade que a empresa executará, qual será o seu ramo de atividade, para que assim possa verificar as alíquotas aplicáveis e a sua legislação vigente.

        Na elaboração dos objetivos e metas, no planejamento, a controladoria colabora no planejamento tributário através da sua gestão na identificação da atividade que a empresa irá seguir, como a executará, na elaboração de seus contratos, na definição da forma de tributação, na estruturação do orçamento e na avaliação do melhor método de avaliação dos estoques.

        Na execução do controle a controladoria no auxílio do planejamento tributário irá verificar se os contratos estão sendo cumpridos, averiguando se os estoques estão avaliados pelos métodos propostos, verificando a execução do orçamento, alterando o planejamento quando necessário, controlando os impostos e as contribuições e ainda diagnosticando a postergação, redução ou extinção dos tributos. A contabilidade delineia, estabelece e mantém o sistema de contabilidade gerencial e financeiro. No planejamento tributário ela possui a função de executar o orçamento, calcular os tributos e retê-los quando for o caso, além de manter um sistema de custos em todos os níveis da empresa. Cabe a contabilidade ainda a elaboração e transmissão das obrigações assessorias, a geração dos relatórios gerenciais e das informações para os relatórios societários. A controladoria prepara, analisa e interpreta os resultados financeiros. Esta função é
utilizada para interpretar e dominar a legislação vigente e suas alterações, além de aprimorar os métodos já adotados de planejamento, interpretar e avaliar os relatórios emitidos pela contabilidade e identificar a necessidade de informação para cada usuário.

        O planejamento tributário depende de fatores internos e externos e a controladoria como um órgão administrativo, que está sempre atento às mudanças no mercado e em todas as atividades e níveis da empresa. Poderá através de suas funções, como foi demonstrado neste estudo, auxiliar no planejamento, na execução e no controle do planejamento tributário, para que a empresa obtenha o que almejou (redução, postergação ou extinção dos tributos) e conseqüentemente um bom fluxo financeiro.

  1. CONTROLADORIA BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA

Uma instituição voltada para a continuidade está constantemente em busca de mudanças de procedimentos e processos, visando melhorar sua produtividade e, conseqüentemente, maximizar seus resultados econômicos. Na maioria das vezes, para que se possam atingir tal objetivo surge a necessidade de se investir em novos equipamentos ou negócios. Segundo definição dada por Cazarotto Filho e Kopittke, “investir consiste em renunciar a um consumo no presente em troca de uma promessa de um retorno satisfatório no futuro”. Diante de tal colocação se verifica a necessidade de avaliar riscos e retornos, ao investir. À frente destas situações de riscos ou incerteza, a Controladoria, através de suas ferramentas e com base nos critérios de análise de investimentos, poderá mensurar tais probabilidades, auxiliando os gestores a tomarem a decisão de investir.

Planejar o desembolso de recursos em investimentos de longo prazo requer certo cuidado, uma vez que os gastos agora incorridos somente terão retorno no futuro. Assim, antes de tomar a decisão de investir, faz-se de grande importância à mensuração, correta, do possível retorno esperado, o que é evidenciado por Cazarotto Filho e Kopittke, ao afirmarem: “Ao instalar uma nova fábrica, comprar novos equipamentos ou simplesmente alugar uma máquina, isto é, fazer um novo investimento, uma empresa deve fazer uma análise da viabilidade do mesmo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com