TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnas de pesquisa

Por:   •  12/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

Tipos de Pesquisa:

• Documental;

• Bibliográfica;

• Pesquisa de Campo;

• Estudo de Caso;

Pesquisa Documental:

A pesquisa documental vai depender muito do teu objeto de pesquisa, qual é a tua pergunta, qual é a natureza da tua pesquisa, e qual a ocorrência que guia esse pesquisador, eu acho que isso é muito importante porque a partir daí que a gente define se vai utilizar ou não como instrumento enfim, coleta de dados, metodologias a ser seguida, técnica de pesquisa que muitos autores denominam dessa forma.

A pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Há de um lado, os documentos ‘’de primeira mão’’, que não receberam nenhum tratamento analítico. Nesta categoria estão os documentos conservados em arquivos de órgãos públicos e instituições privadas, tais como associação cientifica, igrejas, sindicatos partidos políticos e etc. De outro lado, há os documentos de segunda mão, que de alguma forma já foram analisados, tais como: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas etc. (GIL, 2002, p. 45).

A pesquisa documental é confundida com a bibliográfica, mas: Pesquisa bibliográfica= contribuições, de diferentes autores sobre o tema (fontes secundarias), e a Pesquisa documental= materiais que ainda não receberam tratamento analítico (fonte primaria).

Pesquisa Bibliográfica:

Essa pesquisa é necessária pra qualquer tipo de trabalho cientifico que o pesquisador vai realizar. Nós não podemos fazer nada em termo de trabalho cientifico sem que tenhamos feito uma pesquisa bibliográfica. Esse tipo de pesquisa ela inclui um compilação de dados em não somente em livros, antigamente estava restrito mais hoje se ampliou um pouco, a pesquisa bibliográfica ela pode ser buscada em livros, revistas, jornais, em materiais vídeos qualquer material que tenha sido de alguma forma sido registrado.

É desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não se recomenda trabalhos oriundos da internet. (GIL, 2002, p. 44)

Ela desvenda, e analisa informações e conhecimentos prévios sobre um determinado fato, assunto, ideia, problema para o qual se procura uma resposta ou uma hipótese que se quer experimentar.

Pesquisa de Campo:

Na pesquisa de campo eu vou coletar os dados, exatamente onde os fenômenos acontecem, imagine, por exemplo, que nos vamos trabalhar com uma determinada comunidade, nos queremos saber como as coisas acontecem, temos um problema pra resolver. Então o que nos vamos fazer na pesquisa de campo o pesquisador se desloca ate essa comunidade e vai proceder a sua coleta de dados através de entrevista, através de questionário, ele pode fotografar o filmar, enfim ele vai utilizar todos os recursos pré-estabelecidos pra coletar os dados dos quais ele precisa.

A partir destes dados coletados o pesquisador pode trazer, fazer uma analise e ai então ele vai fazer uma comparação com todo aquele modelo teórico que ele já conseguiu com a pesquisa bibliográfica, aqui nos percebemos que a pesquisa começa realmente a tomar corpo, porque eu tenho um modelo teórico e um modelo pratica que eu fui a campo exatamente ao campo obter, a partir do momento então que se têm os dados da pesquisa de campo e aquele modelo teórico estabelecido já pela revisão bibliográfica, já vai ser possível começar a se delinear o resultado dessa pesquisa porque vou ter condições de fazer uma comparação o que me diz a teoria e o que me fala os dados que eu recolhi em campo.

O estudo de campo procura muito mais o aprofundamento das questões propostas do que a contribuição das características da população segundo determinada variáveis. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do que ocorre no grupo. (GIL, 2002, p. 52)

Essa modalidade de pesquisa, como o próprio nome indica, tem a fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com