TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica de negociação

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

                        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
                                       CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Ana Paula Muzeti Donato Ribeiro - RA: 408810

Claudia Cristina de Freitas Mello - RA: 408821

Paula Angelina de Lima - RA: 430646

Thatiana Araújo de Carvalho - RA: 416426

Viviane Gonçalves da Costa - RA: 430663

PROFESSORA EAD: JULIANA LEITE KIRCHNER

TUTORA A DISTÂNCIA: PROFESSORA IVANIA FERREIRA VAZ

 ATPS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

        

BARRETOS – SP
JUNHO – 2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3

1 - ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.............................3

2 - ETAPA 1...............................................................................................................................5

2.1 – DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO....................................................................................5

3 - ETAPA 2 – CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO.....................................................................6

3.1 – INTRODUÇÃO.................................................................................................................6

3.2 – DESENVOLVIMENTO....................................................................................................6

3.3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................10

4 - ETAPA 3.............................................................................................................................10

4.1 – COMO CONSEGUIR SUCESSO EM UMA NEGOCIAÇÃO......................................10

4.2 – HABILIDADES ESSENCIAIS DO NEGOCIADOR.....................................................11

4.3 – O PAPEL DO NEGOCIADOR.......................................................................................12

4.4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................12

CONCLUSÃO..........................................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................14


INTRODUÇÃO

        Nesta ATPS será apresentado o conceito e as características de negociação. O que é negociação, qual o papel do negociador na negociação, conhecer as habilidades do negociador, como conseguir um bom resultado em uma negociação e a importância do planejamento para que uma negociação seja bem sucedida.  

Elaboramos também um roteiro de negociação salarial. Como se preparar, como reagir a uma resposta negativa, argumentos que possam ser usados para conseguir um bom resultado na hora de negociar o aumento.

Destacamos que a negociação faz parte do dia a dia de todos. Às vezes nem percebemos que estamos em uma negociação, mas estamos. Quer seja na feira, no supermercado, na escolha no nome do bebê que está chegando, onde serão as férias, enfim, a vida é feita de negociações. A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.

Negociação é o processo de alcançar objetivos. As organizações hoje investem em bons negociadores, uma negociação bem sucedida é de grande valia para as empresas.

Este trabalho nos ajudará a entender a importância na negociação.

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Negociação salarial nunca é uma tarefa fácil. Antes de argumentar, é preciso lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papéis, então não encare esse processo como uma luta. Seu objetivo é que haja comunicação e a negociação termine bem sucedida para ambos os lados.

Planejamento é importante para que haja uma segurança. Deve se estar preparado, fazer uma pesquisa de mercado, pensar em argumentos e números, pensar também em um “pacote” de salários e benefícios.

Mantenha sua proposta em mente. O objetivo da negociação salarial é conseguir um acordo que satisfaça ambas as partes. Se você perceber que a negociação está longe de chegar a um acordo, pense em outra proposta. Crie soluções.

Mostre-se confiante. Destaque melhorias que tenham sido implementadas, algo útil a organização ou diretamente aos colaboradores. Faça um levantamento de toda a sua carreira dentro da empresa, mostre como seu trabalho contribui para um melhor desempenho e produtividade da organização.

A negociação deve se desenvolver de maneira clara, de forma segura e com firmeza nos argumentos, para tanto é fundamental que a comunicação seja feita com objetividade, sendo que ela estará presente ao longo de todo o processo e também poderá ser útil em definir e solucionar possíveis conflitos.

Analise a atual situação da organização, analise o momento pelo qual a empresa está passando. Volume de vendas, corte de custos e demissões, contratações, para visualizar o melhor momento para entrar com pedido de aumento salarial.

Entender o momento pela qual a empresa se encontra é fundamental, porque a partir dai você saberá se tem a chance de conseguir ou não esse aumento. Você estaria preparado para receber uma resposta negativa?

Deve-se estar preparado para uma resposta negativa, mas que isso não o impeça de alcançar seu objetivo no qual é preciso ser feito de forma segura e com argumentos concretos, destaque então para que seja analisado seu potencial, seu crescimento dentro da empresa, sua importância, sua preparação que vem ocorrendo ao longo do tempo, buscando como objetivo o desenvolvimento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com