TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de negociação

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Técnicas de Negociação

BRASÍLIA, JUNHO DE 2011

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Israel Rodrigues Borba- RA: 2321375993

Daniel Almada Melo – RA: 2321380924

Patrícia Beserra Paiva RA: 2612480874

Chaffic Burlamaqui Garcia RA: 2380477932

Técnicas de Negociação

BRASÍLIA, JUNHO DE 2011

Sumário

Introdução 4

1. O Conceito de negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação, sob um enfoque sistêmico 5

1.1 Conceito 5

2. O processo de negociação 6

2.1 Componentes do processo de negociação 6

3. Variáveis básicas da negociação 6

5. Planejamento da negociação 9

6. Ética nas negociações 9

6.1 Forma matricial 10

7. A negociação 10

8. Relatório de negociação salarial 11

Considerações Finais 12

Referências bibliográficas e eletrônicas 13

Introdução

Neste trabalho será discutido o tema negociação, aqui estarão presentes distintas visões e conceitos de diferentes autores. Será ainda descrito como é o processo da negociação e que elementos o compõem, além disso, serão citadas as três variáveis que a negociação apresenta e a importância delas para uma boa negociação.

Aqui também serão citadas quais habilidades um negociador deve apresentar para conseguir sucesso em uma negociação, além da importância de se planejar a negociação antes que ela ocorra, e as variedades de comportamentos éticos existentes. Será discutido também o filme A Negociação que mostra um breve resumo do conteúdo aqui citado.

1. O Conceito de negociação, o processo e as variáveis básicas da negociação, sob um enfoque sistêmico

1.1 Conceito

O autor de uma das mais antigas definições referentes à negociação Nirenberg (1981, p3) compreende esse termo “como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”.

Segundo Fisher e Ury (1985) e Hodgson (1996) a negociação é um processo de comunicação bilateral que envolve um elemento de permuta e barganha, no qual os agentes trocam recursos de valor por outro, visando à obtenção de uma decisão conjunta e à satisfação de todos os envolvidos. Para Acuff (1993), esse processo tem o propósito de atingir um acordo aceitável sobre diferentes idéias e necessidades.

De acordo com Martinelli (2002, p.XIII) o tema negociação vem passando por desenvolvimento intenso nos últimos anos. Muitas são as publicações que tem surgido, principalmente de livros, em especial em língua inglesa. A maior parte, porém, não têm a preocupação de enfocar a negociação sob um ponto de vista sistêmico.

O termo negociação é compreendido por Scare e Martinelli (2001), como um conceito em contínua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. Como exemplo, Martinetti e Almeida (1998) citam o caso do bebe recém-nascido que começa a negociar com a mãe. Deste modo, o bebe chora para poder mamar e negocia com a mãe o leite em troca do silêncio. Assim, percebe-se que mesmo inconscientes negociamos.

Dessa forma Domingues (2006), considera que a idéia que resume todas as definições apresentadas é a que define a negociação como “O meio pelo qual as pessoas buscam o entendimento e o consenso.”

2. O processo de negociação

Conforme Martinelli e Ghisi (2009, p.19-20), a negociação sob um enfoque sistêmico é um processo, que inclui as entradas (influencias às quais a negociação está sujeita), o processo em si, (a negociação em si, o processo de transformação das entradas em saídas) e as saídas (resultados da negociação - acordos ou não).

2.1 Componentes do processo de negociação

3. Variáveis básicas da negociação

A negociação apresenta três tipos básicos de variáveis, que podem influenciar o seu resultado, que são o poder, o tempo e a informação.

A variável poder está sempre envolvida em uma negociação, desse modo Lewicki, Saunders e Minton (2002, p.168-169) caracterizam o poder como a habilidade de se adquirir resultados que se desejam .Martinelli e Almeida (1997,p.66-78) divide esses mesmos em :

1. Poderes pessoais: poderes inatos, que estão presentes em qualquer situação, o poder da moralidade, atitude, persistência e capacidade persuasiva.

2. Poderes circunstanciais: que dão enfoque nas situações o momento e o tipo qual é a negociação.

O tempo é a segunda variável que é definida por Martinelli e Ghisi (2009, p.23) da seguinte maneira, o tempo passa constantemente para todos, sendo assim é importante que se examine a passagem do tempo na negociação.

A última variável a ser descrita é a informação, que conforme Martinelli e Ghisi (2009, p.24) é a questão cental da negociação, ela abre a porta do sucesso e afeta diretamente a avaliação da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com