TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Corrupção no setor público

Por:   •  17/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Contabilidade Pública

1)Na sua opinião, porque a Lei nº 8.666 de 1992, que institui normas para as licitações e os contratos firmados pela administração pública não conseguiu coibir os casos de fraude em licitações citados?

R: Não. Porque a Lei 8.666 não prevê nenhum esquema firmado pelos interessados antes das licitações. Onde os servidores e empresários manipulam as licitações, conseguindo vantagens pessoais.

2)Você considera que os casos de fraudes em licitações, negociações de cargos públicos, compra de votos, obras superfaturadas e etc, foram os únicos ocorridos? Justifique sua resposta.

R: Não. A questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda. Acredito que apenas uma pequena parte dos casos seja descoberta e venha a público. Imagino que grande parcela fique escondida nas entranhas públicas. Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos. A corrupção sempre tem dois lados, um corrompendo e outro sendo corrompido.

3)Caso a resposta anterior seja negativa, você acredita que existam formas de verificar a existência de outros casos? Quais?

R: Sim. Ao longo dos anos fomos vencidos pelo cansaço, nos tornamos um povo apático a tudo isto. Somos pacíficos, mas não precisamos ser omissos. Em outros países por questões muito menores o povo sai às ruas protestando e cobrando os seus direitos. Temos que limpar a administração dos maus políticos e servidores públicos que mancham nossa imagem, afinal carregamos a pecha de sermos uma sociedade corrupta. Falta-nos esse poder de mobilização e indignação, afinal quem manda neste país é o povo brasileiro, sua vontade é soberana e cabe aos ocupantes dos cargos públicos nos representar e, sobretudo, nos respeitar. A situação pode, sim, ser mudada. Desde que você e eu nos manifestemos abertamente, pois nossa manifestação, quando multiplicada, gerará a necessária mudança da opinião pública sobre o assunto.

4) Você considera ser possível calcular o valor de prejuízo causado pela corrupção e pelas vendas de empresas estatais a custos muito baixos ocorridas com as privatizações? Justifique sua resposta.

R: Não. Porque as vendas das estatais e o prejuízo causado pela corrupção causam e causaram grandes prejuízos econômicos e sócias em todo o Brasil, e não se pode calcular o prejuízo de fato, pois o prejuízo é muito grande.

5)Quem dever fazer essas avaliações?

R: A sociedade junto do Ministério Público.

6)Na sua opinião, a Lei de Responsabilidade Fiscal está plenamente respeitada?

R: Não. Porque de um modo geral, existe pouco controle e transparência dos órgãos da administração pública. Onde muitos não sabem ou não querem fazer valer a Lei de Responsabilidade Fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com