TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Respostas - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

TRABALHO

A Sociedade Empresária Cia Alfa apresentou as seguintes Demonstrações Financeiras:

*Obs:. Os valores de Adiantamentos de Clientes no REF serão realizados até o findo do exercício social subsequente.

I – (0,5 PONTO)

A reclassificação ou a padronização das demonstrações contábeis visa minimizar os efeitos das diferenças decorrentes dos critérios adotados por várias empresas na apresentação das referidas demonstrações. Nesse sentido, para fins de análise econômico-financeira, os especialistas costumam proceder uma nova classificação, um novo reagrupamento de algumas contas nas DC, sobretudo no BP e na DRE. São alguns ajustes necessários para melhorar a eficiência da análise.

A partir das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore o novo Balanço Patrimonial com base na estrutura definida pela Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) e alterações promovidas pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09, promovendo às devidas reclassificações para efeito de Análise das Demonstrações Contábeis.

A Análise das Demonstrações Contábeis deve começar com um foco retrospectivo, através da metodologia de análise horizontal e vertical, a qual servirá de etapa preparatória para a análise através de indicadores.

A Análise Horizontal e Vertical é a forma mais comum de expressar a Análise das Demonstrações Contábeis, pois, apesar de sua simplicidade, elas irão destacar as variações mais importantes no BP e na DRE.

II – (0,5PONTO)

Com base no Balanço Patrimonial Padronizado para Análise das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore a Análise Horizontal.

III – (0,5 PONTO)

Com base no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultado do Exercício da Cia Alfa, elabore a Análise Vertical de todos os períodos.

Obs:. Utilize como total do Passivo: Passivo Circulante + Passivo Não Circulante.

Os Índices de Liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada no longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.

IV – (0,5 PONTO)

Com base no Balanço Patrimonial Padronizado para Análise das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore o cálculo e realize a interpretação dos seguintes índices de Liquidez:

a) geral de 20X1 e 20X2;

b) corrente de 20X1 e 20X2;

c) seca de 20X1 e 20X2;

d) imediata de 20X1 e 20X2.

Os indicadores de Endividamento apresentam o nível de endividamento da empresa. Através deles sabemos que o Ativo (aplicação de recursos) é financiado por Capital de Terceiros (Passivo Circulante e Não Circulante) e Patrimônio Líquido. Portanto, Capitais de Terceiros e Capitais Próprios são fontes (origens) de recursos. Também são os indicadores de endividamento que nos informam se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou de recursos dos proprietários. Saberemos se os recursos de terceiros têm seu vencimento em maior parte no Curto Prazo – PC ou no Longo Prazo – PNC.

V – (0,5 PONTO)

Com base no Balanço Patrimonial Padronizado para Análise das Demonstrações Financeiras da Cia Alfa, elabore o cálculo e realize a interpretação dos seguintes índices de Endividamento:

a) participação do capital de terceiros sobre recursos totais de 20X1 e 20X2;

b) garantia do capital próprio ao capital de terceiros de 20X1 e 20X2;

c) composição do endividamento de 20X1 e 20X2;

d) endividamento geral de 20X1 e 20X2;

e) endividamento de curto prazo de 20X1 e 20X2;

f) endividamento financeiro versus endividamento total de 20X1 e 20X2;

g) endividamento financeiro versus capital próprio de 20X1 e 20X2;

h) endividamento financeiro de curto prazo versus ativo circulante de 20X1 e 20X2;

i) nível de desconto de duplicatas de 20X1 e 20X2;

j) imobilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com