TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Controladoria Visão Sistêmica

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

VISÃO SISTÊMICA,

HABILIDADES DE UM CONTROLER E

PDCA

Uberlândia

2019

VISÃO SISTÊMICA,

HABILIDADES DE UM CONTROLER E

PDCA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Controladoria do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNA, como requisito parcial à obtenção de nota no semestre letivo 2019.1.

Professor: Silvio Marques

Uberlândia

                                                                    2019

RESUMO

Esse estudo tem como objetivo apresentar os conceitos da visão sistêmica que os gestores devem ter como seu alicerce, assim como o uso da ferramenta PDCA para obter melhor desempenho nas organizações. Para isso será tratado desde o inicio dessa nova forma de gestão, passando por conceitos, classificações, tipos até modelos de organizações. Foram assim escolhidos autores que discorrem sobre esse tema, para expandir a discursão sobre esse tema moderno na administração das entidades.

Palavras-chaves: Sistemas, visão sistêmica, PDCA, controller, accountability.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. CONCEITO DE SITEMA
  3. CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA
  4. IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA
  5. FATORES DA VISÃO SISTÊMICA
  6. HABILIDADES DE UM CONTROLLER
  1. O PAPEL DE UM CONTROLLER
  1. O QUE É PDCA

  1. INTRODUÇÃO

Até o Século XX o pensamento dominante era o reducionista-mecanicista, que oferecia uma visão simplificada da realidade e que buscava oferecer para cada pergunta uma resposta única. Porem com o surgimento do pensamento sistêmico, quebrou esse paradigma, compreendendo que não existia apenas uma resposta correta para cada pergunta, podendo aceitar múltiplas respostas, que podem até se contradizerem.

  1. CONCEITO DE SISTEMA

Dada à globalização e uma maior complexidade no mundo empresarial, é importante compreender o sistema como um todo, e o que nele interfere, para assim ter uma analise mais a fundo. Para isso, definimos sistema como o conjunto de elementos inter-relacionados que buscam alcançar objetivos comuns, cada componente tem sua importância e exerce um papel.

E conceituamos empresa como um conjunto de recursos econômicos, humanos e sociais, que é entendida como um sistema aberto, que interagem de forma extremamente dinâmica uns com os outros. Portanto, o sistema importa diversos recursos, que após serem transformados em serviços e produtos, voltam para o ambiente externo da empresa.

  1. CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA

EGESTOR (2017) apresenta a visão sistêmica como a capacidade de enxergar e compreender o todo através da análise das partes de o constituem. Já na pratica, define-se como uma habilidade que o profissional possui que permite enxergar a entidade como um todo, identificando os processos dela.

  1. IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA

A partir do momento que se adquire uma visão sistêmica, passamos ter um olhar mais abrangente, enxergando além do obvio, do que é visível e das nossas referencias. Conseguimos então tonar o invisível em visível, buscar informações subentendidas e gerar incentivo para traçar as próximas fases.

Portanto, ter uma visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma entidade, para que ele compreenda melhor seu papel como membro da equipe e a importância das suas atividades nesse sistema.

No caso de gestores a visão sistêmica é indispensável, já que essa visão permite identificar e eliminar as restrições e os gargalos, gerando maior eficiência eficácia e economia nas operações.

  1. FATORES DA VISÃO SISTÊMICA

A origem da controladoria está ligada ao processo de evolução dos meios sociais e de produção de uma empresa.

Quatro fatores podem ser considerados como sendo as principais responsáveis pela sua origem:

  • Aumento em tamanho e complexidade das organizações,
  • Globalização física das empresas,
  • Crescimento nas relações governamentais com negócios das companhias,
  • Aumento no número de fontes de capital.

As fábricas cresceram em produtividade e com a demanda de produtos, gerando uma produção mais uniformizada, causando assim uma descentralização. Todos os fatores aliados geraram necessidades de desenvolvimento de novos métodos de administração e controle.

A Controladoria de maneira particular precisa conhecer e entender o funcionamento da cadeia de valores que a organização está inserida, para que tenha capacidade de gerar informações para os gestores sobre os principais fornecedores de recursos materiais, humanos, financeiros, tecnológicos. Para que a controladoria possa cumprir seu papel de gerar informações para os gestores, será necessário ter um vasto conhecimento do processo de decisão de cada gestor antes de gerar as informações, aos usuários externos a organização como:

Acionistas, Bolsa de Valores, Instituições Financeiras, Fornecedores, Governo, Fundo de Investimentos, Sindicatos etc.

As informações são interessantes na perspectiva do grupo controlador da entidade.

  1. HABILIDADES DE UM CONTROLLER

Por se tratar de uma atividade relativamente nova no Brasil é muito natural que ainda pairem muitas duvidas sobre o papel de um controller. A integração entre padrões, orçamentos e contabilidade, principais instrumentos de mensuração à disposição do controller, também constitui ainda apenas um mistério, tanto em acadêmicos como profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com