TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Controladoria

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

     4.     Quais as diferenças do ponto de vista técnico e de gestão entre a Ford e a Toyota? 

      Do ponto de vista técnico a Ford introduziu a linha de montagem que reduziu o esforço humano na montagem, aumentou a produtividade e diminuiu os custos proporcionalmente à elevação do volume produzido. Ford também diminuiu o tempo de produção das maquinas fazendo elas executassem apenas uma tarefa por vez. Porem seus trabalhadores vieram e se superespecializar a uma única função se tornando apenas peças das maquinas q comandavam.

       Na Toyota foi feito uma divisão em grupo de trabalhadores com o objetivo de realizar as tarefas exigidas, com o tempo esses grupos passaram a não só produzir e sim corrigir e inspecionar suas áreas de trabalho e a produção reduzindo ainda mais o tempo de trabalho e custo de produção, diferente da Ford onde a inspeção era feita por uma única pessoa, o engenheiro industrial, no final da produção que gerava grandes quantidades de retrabalho e aumentava os custos.

       Do ponto de vista de gestão na Ford os operários deveriam apenas cumprir ordens e determinações de seus superiores sem nenhum questionamento. A centralização da tomada de decisões vigorava na indústria Ford.

       Diferente da Ford na Toyota seus operários faziam reuniões para opinar sobre os problemas existentes e como poderiam ser corrigidos e contribuir com idéias para  que visem aperfeiçoar os produtos, aumentar a produtividade do trabalho, a competitividade da empresa no mercado.

       

       5.       Por que se diz que os sistemas de produção da Toyota e da Volvo são flexíveis?

       Diferente da Ford onde a produção é em massa e um único produto é produzido e seus  operários são vistos como parte das máquinas, na Toyota e Volvo a divisão em grupo de operários sobre uma forte liderança integrando as áreas de processo, produto e engenharia industrial, produzindo diversos produtos em pequenos números tornando assim o sistema Toyota e Volvo flexível.

       

        6.       Por que o autor diz que o toyotismo é uma evolução do fordismo?

        Na visão do autor o toyotismo em essência é uma evolução do fordismo porque foi através das observações feitas por Eiji Toyoda na fabrica da Ford adaptadas as condições existentes no Japão pós Segunda Guerra, como exigência de produtos de qualidades, baixa quantidade de matéria prima, terreno muito montanhoso e várias outras condições, que surgiu o toyotismo, porém utilizando alguns princípios vindos do taylorismo/fordismo como por exemplo a idéia de Henry Ford do sistema Just in time, que não foi posta em pratica na Ford, que visa envolver a produção com um todo. Seu objetivo é "produzir o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário o que foi de extrema importância numa fase de crise econômica onde a disputa pelo mercado exige uma produção ágil e diversificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com