TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em Grupo - Extra Curriculares III - Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

        A mulher há até algumas décadas ocupava um papel de opressão e subordinação desde os primórdios de nossa civilização, sociedade essa baseada em gênero e vendo a mulher apenas como mãe devotada ao cuidado dos filhos e afazeres domésticos.

        No contexto civil também a mulher precisava da permissão do seu marido para dar aval aos seus atos ou fazê-los valer.

        No trabalho não havia respeito à mulher, sofrendo ela discriminação e geralmente (senão em quase todos os casos) a exploravam além de seus limites físicos, trabalhando por até 16 horas por dia, recebendo salários abaixo dos que recebiam os homens.

        No entanto a mulher contribuiu mesmo assim para o crescimento e desenvolvimento da sociedade mesmo sendo muito desvalorizada o que fez com que elas lutassem por seus direitos, especialmente com relação ao trabalho.

        Sabemos que houve uma grande mudança na necessidade e utilização da mulher no trabalho durante as grandes guerras quando os homens eram colocados nos exércitos para as lutas e assim desocupavam seus postos nas fábricas e em outros locais onde trabalhavam. Durante esses momentos as mulheres ocuparam muitas posições que até então pertenciam apenas para os homens, não, no entanto, necessariamente sendo pagas como os homens, nem sendo respeitados seus limites físicos e/ou psicológicos durante longas jornadas de trabalho em condições muito ruins nos ambientes de trabalho.

        Após muito esforço, muito tempo e tentativas no sentido de melhoras e de maior igualdade as mulheres conseguiram alcançar alguns direitos garantidos pela lei, obtendo também proteção em muitos aspectos no mercado de trabalho.

CONCLUSÃO

        Atualmente as mulheres pela constituição Brasileira (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988) e pela consolidação das leis trabalhistas (CLT) estão oficialmente defendidas a terem o mesmo tratamento que o homem tanto no salário como em todos os aspectos. Isso não quer dizer, no entanto, infelizmente, que  é o que acontece na prática pois elas mesmas ainda não confiam tanto em si próprias procurando e almejando posições mais altas ou em áreas que de costume são escolhidos mais os homens para serem preenchidas. Também ainda há uma diferenciação em algumas áreas do mercado de trabalho entre quanto ganham os homens, mais, comparado com as mulheres. Mesmo assim é uma grande revolução pensarmos em onde estão as mulheres atualmente no mercado de trabalho comparado com um século atrás e mais ainda voltando a dois séculos atrás antes da revolução industrial.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com