TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos registro

Ensaio: Trabalhos registro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Ensaio  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

1) Responda os itens a seguir. Lembre-se de fazer citações dos autores consultados. (Valor: 1,0 ponto)

a) O que é Contabilidade?

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

b) O que é empresa?

Empresa é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a atividade econômica.

c) Cite três documentos usados como suporte para os registros contábeis.

A Documentação Contábil compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, que apoiam ou compõem a escrituração contábil.

d) Em que consiste a escrituração?

O objetivo deste artigo é apresentar um dos métodos empregados na

• Contabilidade, a escrituração contábil, que consiste no registro em livros próprios, como o Diário e o Razão, de todos os fatos administrativos acontecidos na empresa, desde a sua constituição de capital até a movimentação diária da entidade. Sendo que o livro Diário é o mais importante legalmente e o livro Razão tem importância sob o ponto de vista contábil. Atualmente esses livros foram substituídos pelos formulários contínuos, mas continuam sendo assim chamados pelos contabilistas.

c) O que é Patrimônio?

Patrimônio é tudo aquilo que nos pertence. É a nossa herança do passado e o que construímos hoje. É obrigação de todos nós, preservar, transmitir e deixar todo esse legado, às gerações vindouras. []

d) O que são bens?

Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. Enquanto o objeto do direito positivo é a conduta humana, o objeto do direito subjetivo podem ser bens ou coisas não valoráveis pecuniariamente.

e) O que são direitos? Cite três exemplos.

Algumas riquezas que estão em poder de terceiros, mas, sobre as quais se tem direitos de recebimento ou integração, também são consideradas como integrantes do patrimônio. Tais riquezas são denominadas, na Contabilidade, como “Direitos”. Por exemplo: duplicatas e títulos a receber, depósitos em contas bancárias, entre outros.

h) O que são obrigações? Cite três exemplos.

Obrigações, como o próprio nome sugere, são compromissos a serem cumpridos com terceiros. Ao contrário dos direitos que

Representam riquezas a receber, as obrigações representam pagamentos a efetuar e, portanto, são redutoras da riqueza.

2) A empresa “Quero Passar” possui um capital de terceiros que é exatamente o dobro do patrimônio líquido. O capital próprio, por sua vez, é exatamente o montante de bens da empresa que é igual a R$ 6.600,00. Preencha o Balanço Patrimonial abaixo: (Valor: 1,5 ponto)

Balanço Patrimonial

ATIVO

PASSIVO

PL

Total

Total

3) O Balanço Patrimonial: (Valor: 1,0 pontos)

ATIVO

PASSIVO

Caixa 10.000

Fornecedores 200.000

Duplicatas a receber 40.000

Empréstimos a pagar 40.000

Títulos a receber 100.000

Salários a pagar 60.000

Estoques 50.000

Máquinas 100.000

PL

Terrenos 200.000

Capital social 200.000

Total 500.000

Total 500.000

a) Tanto as origens quanto as aplicação são:

( ) 300.000

( X ) 500.000

( ) 1.000.000

( ) n.d.a.

b) O capital de terceiros é:

( ) 500.000

( X ) 300.000

( ) 200.000

( ) n.d.a.

c) O capital próprio é:

( ) 100.000

( X ) 200.000

( ) 500.000

( ) n.d.a.

d) O total de

direitos é:

( ) 200.000

( X ) 140.000

( ) 300.000

( ) n.d.a.

e) O total de bens é:

( ) 500.000

( ) 380.000

( ) 300.000

( X ) n.d.a.

f) O patrimônio líquido é:

( ) 500.000

( ) 400.000

( ) 300.000

( X ) n.d.a.

g) O patrimônio é:

( ) 7.900.000

( ) 500.000

( ) 200.000

( X ) n.d.a.

h) Podemos dizer que o disponível é:

( ) 50.000

( ) Estoques à venda

( ) Capital Social

( X ) n.d.a.

4) Monte a DRE da Cia Já Passei em 2012, considerando: (Valor: 1,0 ponto)

Vendas brutas, incluindo apenas o ICMS de 18% - 200.000,00;

Custo do produto vendido - 80.000,00;

Despesas operacionais: Vendas: 10.000,00; Administrativa: 6.000,00 e Financeira: 24.000,00;

A empresa teve perda no valor de 14.000,00;

Teve uma receita financeira de 10.000.

Calcule o Imposto de Renda à base de 15%, admitindo-se que o Lucro Real é o mesmo que o Lucro Contábil.

5) Responda os itens a seguir. Lembre-se de fazer citações dos autores consultados. (Valor: 1,0 ponto)

a) O que é gasto?

Gastos, sob a ótica contábil são sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm que arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a obtenção direta de um produto ou serviço qualquer (como uma matéria prima ou um serviço terceirizado dentro da organização), ou utilizados na obtenção de outros bens ou serviços a serem respectivamente fornecidos ou prestados (como, respectivamente, um processo sobre um

conjunto de matérias primas visando obter determinado produto para venda ou um processo próprio terceirizado de uma etapa de produção).

b) Quando um gasto deve ser classificado como investimento?

Os gastos que se destinam à obtenção de bens de uso da empresa (computadores, móveis, máquinas, ferramentas, veículos etc) ou as aplicações de caráter permanente (compra de ações de outras empresas, de imóveis, de ouro etc) são considerados investimentos. Consideram-se ainda investimentos os gastos com a obtenção de bens destinados a troca (mercadorias), transformação (matérias-primas, material secundário e material de embalagem) ou consumo (material de expediente e limpeza) enquanto esses bens ainda não foram trocados, transformados ou consumidos.

c) O que são despesas?

Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.[

d) Quando um custo deve ser classificado como despesa?

e) O que é custo de fabricação?

Os custos Indiretos de Fabricação são todos os custos de produção não facilmente e/ou não “economicamente” associáveis a determinado(s) produto(s). Em virtude disso, normalmente, eles são considerados no total e rateados aos diversos produtos ou unidades de custeamento. Os custos indiretos são alocados mediante “rateio”.

f) Quando um gasto deve ser classificado como custo?

Quando os gastos são efetuados para a obtenção de bens

Vá para a Página

e serviços que são aplicados na produção de outros bens, esses gastos correspondem a custos. Quando a matéria-prima, o material secundário e o material de embalagem deixam de ser estoques, passando para o processo de fabricação, os valores gastos na obtenção desses bens passam da fase de investimento para a fase de custos.

g) Qual a diferença entre custo de despesa?

Custos são os gastos relacionados à produção de bens ou prestação de serviços. No comércio, custos são os valores gastos na aquisição das mercadorias. Nas indústrias e no agronegócio, referem-se aos valores gastos na produção, compreendendo matérias-primas, insumos, mão-de-obra direta interna e/ou externa, etc. Já nos serviços, custos são os valores gastos relativos à execução do serviço, compreendendo os materiais, peças e hora-técnica da mão-de-obra.

Despesas relacionam-se aos gastos dos recursos consumidos direta ou indiretamente para obtenção das receitas do negócio. Envolve a estrutura administrativa e comercial da empresa (aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, comissões de vendedores, etc.) e podem ser fixas ou variáveis. O aluguel, por exemplo, é uma despesa fixa, pois seu valor não depende do volume ou do valor das vendas. Já as comissões, são classificadas como despesas variáveis uma vez que têm seu valor definido a partir da relação direta com o valor vendido.

h) O que são obrigações? Cite três exemplos.

6) Explicite quais são os relatórios contábeis obrigatórios e disserte sobre

cada um deles. Lembre-se de fazer citações dos autores consultados. (Valor: 1,5 ponto)

Os relatórios contábeis são também conhecidos por informes contábeis. Entre os relatórios contábeis, os mais importantes são as demonstrações financeiras (utilizadas pela lei das AS), ou demonstrações contábeis (preferida pelos contadores mais conservadores).

São os relatórios contábeis:

Balanço Social - É um conjunto de informações demonstrando atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL - A DMPL uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro.

Demonstração de origens e aplicações de recursos - A demonstração das origens e aplicações de recursos é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, as modificações que originaram as variações no capital circulante líquido da Entidade.

...

Baixar como  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »