TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tributos: Aspectos Técnicos Tratados nos Artigos Publicados no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade

Por:   •  26/4/2019  •  Monografia  •  7.017 Palavras (29 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 29

Tributos: aspectos técnicos tratados nos artigos publicados no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade

Karina Celeste Lobato¹,

1. Pós-Graduanda em Planejamento Tributário – Estácio de Sá

Resumo

As análises das características da produção científica em determinadas áreas do conhecimento fortalecem e facilitam o entendimento dos aspectos temáticos que vem sendo tratados na literatura sobre esses temas. Em relação aos tributos, por se tratar de um tema que exige abordagens técnicas voltadas à aplicação em empresas e entidades públicas, pela sua complexidade, motiva o estudo desses aspectos técnicas na tentativa de verificar como os estudos vêm tratando o tema em questão. Nesse sentido, o presente estudo objetiva identificar os aspectos técnicos tratados nos artigos publicados entre 2014 e 2017 no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade da área temática “Tributos”. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo nos artigos a fim de apurar os principais resultados de acordo com a problemática proposta pelos autores assim como as contribuições/relevância e as sugestões para pesquisas futuras que estes artigos propuseram. Como principais resultados, percebeu-se a diversidade de abordagens nos artigos publicados sobre esse tema, o que corrobora com a literatura exposta. Além disso, são mais realizados estudos empíricos em empresas de capital aberto brasileiras, a fim de encontrar práticas de gerenciamento e planejamento tributário. Por fim, foi trazido um panorama geral de pesquisas sobre o tema tributos, especificando os objetos técnicos de estudo sobre a área tributária.

Palavras-chave: Tributos. Abordagem técnica sobre tributos. Características da Produção científica.

1. INTRODUÇÃO

Em meio ao cenário competitivo do mercado que norteia as empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, a gestão tributária é de suma importância, sobretudo, para a criação de mecanismos que impulsionem as práticas corporativas voltadas para responsabilidade fiscal e criação de valor às companhias, no que diz respeito aos aspectos tributários (IUDÍCIBUS; POHLMANN, 2008).

Com isso, conforme abordam Araújo Neto e Silva (2009) existem inúmeras formas de a contabilidade abordar as práticas tributárias e a gestão tributária nas empresas, justamente pelo fato delas se enquadrarem em diferentes categorias de tributação – que variam de acordo com o seu porte, segmento empresarial, região geográfica, entre outros aspectos. Nessa perspectiva, de acordo com Eloy Junior, Soares e Casagrande (2014) as abordagens científicas sobre o tema “Tributos” também costumam abarcar diferentes perspectivas de análises sob diferentes enfoques metodológicos e conceituais.

A produção científica busca por meio de diferentes abordagens metodológicas que fundamentam a teoria e a prática, explicar fenômenos que norteiam a vida real (GIL, 2008), e no campo empresarial, em especial do campo de pesquisas em contabilidade, essas abordagens se destacam por estudos que observam e aplicam diversos enfoques empíricos e teóricos para explicar determinadas práticas corporativas ou fenômenos corporativos de relevância para o mundo empresarial e partes interessadas (ESPEJO et al., 2009).

Alguns estudos se propuseram a analisar por meio de análises bibliométricas as características quantitativas da produção científica sobre Tributos. Eloy Junior, Soares e Casagrande (2014) analisaram periódicos e eventos de contabilidade entre 1989-2011. Defavari e Machado (2015) também analisaram periódicos e eventos, mas num curto período entre 2012 a 2013. Borges (2015) analisou apenas periódicos nacionais entre o período de 2005 a 2015. Já Santos (2015) investigou as características da produção científica dos artigos publicados no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, contudo, em seu estudo, a autora se preocupou em caracterizar, sobretudo, os aspectos científicos tratados na área trazendo as características das publicações de maneira difusa, abrindo uma lacuna da necessidade de maior concisão ao tratar o tema, em especial aos aspectos técnicos, de maneira que se pretiram abordagens longas e imprecisas.

Desta forma, considerando o exposto, o objetivo do estudo é de identificar os aspectos técnicos das pesquisas publicadas no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade sobre Tributos de 2014 a 2017. Como objetivos específicos, procurou-se descrever os principais resultados alcançados pelos artigos no tocante as problemáticas e os objetivos propostos pelos autores, no que diz respeito às abordagens técnicas levantadas nas pesquisas. Foram levantadas também as contribuições, relevância dos estudos publicados e por fim as sugestões para futuras pesquisas indicadas pelos artigos no campo dos Tributos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (221.5 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com