TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE PESQUISA

Por:   •  8/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.908 Palavras (20 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Amanda Franceline Cardoso

Kércia Gouveia dos Santos

TÉCNICAS DE PESQUISA

PIRACICABA

2017


UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Amanda Franceline Cardoso

Kércia Gouveia dos Santos

TÉCNICAS DE PESQUSA

Relatório relativo às técnicas de pesquisa apresentado no Curso de Ciências Contábeis da UNIMEP como exigência da Disciplina Técnicas de Pesquisa em Contabilidade

Profa. Sueli M. Leme

PIRACICABA

2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        TÉCNICAS DE PESQUISA: CONCEITO        5

3.        TÉCNICAS DE PESQUISA NAS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAS: ANÁLISE COMPARATIVA        7

4.        TÉCNICAS DE PESQUISA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS        10

4.1.        Documentação Indireta        10

4.2.        Documentação Direta        11

4.3.        Documentação Direta Intensiva        11

4.4.        Documentação Direta Extensiva        12

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

APÊNDICES        14

APÊNDICE A: Fichamento 1        15

APÊNDICE B: Fichamento 2        16

APÊNDICE C: Fichamento 3        17

APÊNDICE D: Fichamento 4        19

APÊNDICE E: Fichamento 5        20

APÊNDICE F: Fichamento 6        21

APÊNDICE G: Fichamento 7        22

APÊNDICE H: Fichamento 8        23

APÊNDICE I: Fichamento 9        24

APÊNDICE J: Fichamento 10        25

APÊNDICE K: Fichamento 11        26

APÊNDICE L: Fichamento 12        27

APÊNDICE M: Fichamento 13        28

APÊNDICE N: Fichamento 14        29

APÊNDICE O: Fichamento 15        30

REFERÊNCIAS        31


  1.  INTRODUÇÃO

A metodologia é vista como uma disciplina que estuda, compreende e avalia os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Partindo da concepção de que método é um procedimento ou caminho para alcançar determinado fim e que a finalidade da ciência é a busca do conhecimento, podemos dizer que o método científico é um conjunto de procedimentos adotados com o propósito de atingir o conhecimento (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.24)

Sendo assim, “podemos definir pesquisa como o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (GIL, 2008, p.26).

O principal objetivo da pesquisa é descobrir respostas para problemas através da utilização de procedimentos científicos. Diante desse conceito é possível definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite alcançar novos conhecimentos no campo da realidade social (GIL, 2008).

Desse modo, essa pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: qual a importância de realizar estudos em técnicas de pesquisa em contabilidade?

Tendo como principal objetivo, conceituar, apresentar e descrever as diversas técnicas de pesquisa, elaborando, assim, uma análise comparativa das técnicas de pesquisas das ciências naturais e das ciências sociais aplicadas.

O presente estudo se justifica enquanto possibilidade de auxiliar e direcionar a produção acadêmica promovendo o conhecimento de técnicas e métodos para o desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso bem como das demais produções científicas demandadas pelo processo de educação continuada.


  1. TÉCNICAS DE PESQUISA: CONCEITO

Segundo Marconi e Lakatos (2002, p.16) a pesquisa “é um procedimento formal, com método reflexivo, que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.

Portanto, pesquisa é um conjunto de propostas para encontrar soluções para um problema que tenham por base métodos racionais e sistemáticos. Realizamos uma pesquisa quando temos um problema e não temos informações para solucioná-lo (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Ela visa descobrir respostas para perguntas empregando procedimentos científicos, que são processos criados para aumentar a probabilidade de que a informação obtida seja significativa para a pergunta proposta e, além disso, seja precisa e não-viesada (ou não tendenciosa) (FACHIN, 2005, p. 140).

Certamente as chances de sucesso são maiores quando evidenciamos a pesquisa como um processo e não como uma simples coleta de dados (PRODANOV; FREITAS, 2013).

A pesquisa sempre parte de um tipo de uma interrogação. Ela vai responder às necessidades de conhecimento de certo problema ou fenômeno. Onde várias hipóteses são levantadas e a pesquisa precisa validá-la ou confirmá-la (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Minayo (2009, p.16) diz que “é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo”. Ou seja, a pesquisa vincula pensamento e ação, nada pode ser intelectualmente um problema sem que antes tenha sido um problema da vida prática.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com