TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Pesquisa em Contabiliade

Por:   •  31/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

 FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO

 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOSÉ DANILO MARTINS VIEIRA

NOME DO TRABALHO

FORTALEZA

2019


JOSÉ DANILO MARTINS VIEIRA

NOME DO TRABALHO

Dedico esse trabalho aos professores da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias, Contabilidade e Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará por participarem ativamente na formação de profissionais do Estado do Ceará e do Brasil. Dedico igualmente aos meus parentes por todo o empenho em favor da minha educação.

        

FORTALEZA

2019


SUMÁRIO[pic 1]

1       INTRODUÇÃO        xx

2       DESENVOLVIMENTO        xx

3       METODOLOGIA        xx

4       RESULTADOS        xx

5       DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        xx

6       CONSIDERAÇÕES FINAIS        xx  

7       REFERÊNCIAS        xx

Contabilidade Introdutória

Conceitos preliminares de Contabilidade de acordo com as leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09

........................

Equipe de Professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutória. São Paulo: Atlas, 2010, 335p.

Estuda a Contabilidade como um instrumento de gestão. Apresenta os Princípios Fundamentais de Contabilidade, a Estatística Patrimonial e o significado dos grupos patrimoniais e configuração dos diferentes estados patrimoniais. Aborda procedimentos contábeis básicos como as contas e formas de lançamento, conceito de débito e crédito, e método das partidas dobradas. Estuda o Plano de Contas, a dinâmica patrimonial, isto é, atos e fatos contábeis, as variações do patrimônio líquido, receitas e despesas operacionais e não operacionais; Operações com mercadorias e sua contabilização. Aplica tratamento contábil dos impostos. Analisa também a Apuração do Resultado. Conhece Inventários periódicos e permanentes, critérios de avaliação: PEPS, UEPS, PMP e seus efeitos sobre o CMV e apresenta uma panorama das Demonstrações Contábeis obrigatórias.

Contabilidade Introdutória

Conceitos preliminares de Contabilidade de acordo com as leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09

........................

Equipe de Professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutória. São Paulo: Atlas, 2010, 335p.

"O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento, dentro de certas regras. Nessa demonstração, estão claramente evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da entidade." (p. 16)

"O Ativo compreende, de forma muito simplificada, os bens e os direitos da entidade expressos em moeda; Caixa, Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Contas a Receber de Clientes são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. Todos os elementos componentes do Ativo acham-se discriminados, por convenção, no lado esquerdo do Balanço Patrimonial." (p. 18)

"O Passivo compreende basicamente as obrigações apagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, impostos a Pagar, Financiamentos a Pagar são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade. Existem outras obrigações, de fazer, que serão tratadas em capítulos posteriores. Todos os elementos componentes do Passivo estão discriminados no lado direito do Balanço Patrimonial." (p. 18)

"Definimos Patrimônio Líquido como a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade, em determinado momento." (p.19)

"A representação quantitativa do patrimônio de uma entidade é conhecida entre nós pela expressão Balanço Patrimonial Sabemos que, pela própria definição, Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. É por essa razão que o balanço costuma ser denominado Balanço Patrimonial." (p. 19)

"O investimento inicial feito pelos proprietários de uma empresa é registrado pela Contabilidade numa "conta" denominada Capital Este é o capital nominal, que corresponde ao patrimônio líquido inicial. O capital nominal só será alterado quando os proprietários realizarem investimentos adicionais (aumentos de capital) ou desinvestimentos (diminuições de capital)." (p. 29)

"O capital próprio, que corresponde ao conceito de patrimônio líquido, abrange o capital inicial e suas variações. Por exemplo: após determinado período, a Sociedade Comercial Gama Ltda. obtém um lucro de $ 10.000, proveniente de suas operações mercantis. O capital próprio da empresa aumenta para $ 810.000 (Capital + Lucro); todavia, o capital nominal será mantido pela Contabilidade, [...]" (p. 30)

"Capital de Terceiros - Este capital corresponde aos investimentos feitos na empresa, com recursos provenientes de terceiros." (p.30, grifo do autor)

"Capital Total à Disposição da Empresa - Em acepção mais ampla, pode-se conceituar o capital como o conjunto dos valores disponíveis pela empresa em dado momento." (p.30, grifo do autor)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com