TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos interdisciplinares contemporâneos de Contabilidade

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância 3

Unidade de Aprendizagem: Tópicos interdisciplinares contemporâneos de Contabilidade

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Sandro Vieira Soares

Nome do estudante: Alexandra Da Silva Manoel Oenning

                                 Tainara Weber Hobold

Data: 12-04-2022

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via ULIFE.

Questão 1: (10,0) Escreva o texto referente à Revisão da Literatura. Observe todas as orientações descritas nas AD1 e AD2, além das orientações da formatação expressas no Capítulo 1 do Livro Didático e do manual de “Trabalhos Acadêmicos Apresentação Gráfica”, disponibilizado nos Materiais Complementares.

Espera-se um texto entre três e cinco páginas, em média. O tamanho da Revisão da Literatura depende do tema e das características particulares do estudo. A utilização de subseções é recomentada para essa seção.

Títulos e subtítulos

2 TODO MAIÚSCULO E EM NEGRITO

2.1 TODO MAIÚSCULO E SEM NEGRITO

2.1.1 Minúsculo e com negrito

2.1.1.1 Minúsculo e sem negrito

Alíneas

Faça uma introdução e finalize com dois pontos (:).

Deixe uma linha em branco.

Sempre coloque a); b); c); e z). Uma em cada linha, sempre iniciando com letra minúscula. Ao final sempre coloque ponto e vírgula (;). Entre a penúltima e a última coloque “e”. Após a última vai ponto final.

Deixe uma linha em branco ao final.

Siga com seu texto.

Nunca utilize símbolos ou números.

Ilustrações, quadros (laterais fechadas), tabelas (laterais abertas) e gráficos

Após o texto introdutório, deixe uma linha em branco.

Na margem esquerda coloque em fonte tamanho 12:

Fotografia 1 – Nome da ilustração.

Gráfico 1 – Nome do gráfico.

Quadro 1 – Nome do quadro.

Tabela 1 – Nome da tabela.

Lembre-se que a numeração inicia em 1 em cada tipo de ilustração.

Abaixo, alinhada no canto inferior esquerdo, em fonte tamanho 10, vai a fonte.

Caso tenha copiado, coloque:

Fonte: Autor (ano).

Caso tenha sido elaborado por você, coloque:

Fonte: Elaboração dos autores (ano).

Caso tenha sido adaptado, coloque:

Fonte: Adaptado de Autor (ano).

Citações

As citações diretas com menos de três linhas: faça a chamada, informando o Autor (ano, p. XX) e a partir do momento que iniciou a cópia coloque “ e ao final .”

Caso queira informar o autor ao final, após as ” finais, coloque (AUTOR, ano, p. XX). O ponto final vai ao final de tudo.

As citações diretas longas (com mais de três linhas): deixe uma linha em branco e coloque o texto copiado. Essa cópia deve ter espacejamento simples, fonte tamanho 10 e recuo de 4 cm da margem esquerda. Ao final deixe mais uma linha em branco em tamanho 12. A indicação dos autores, ano e página segue o exemplo acima.

Nas citações indiretas (não pode ser cópia de texto) tem-se que informar a fonte (Autor e ano, conforme acima), do contrário é plagio. Não vai aspas e a fonte é tamanho 12.

1 INTRODUÇÃO

No mundo há grandes dificuldades referente ao controle financeiro pessoal. “A maioria dos adultos mesmo nos países mais ricos, vai para a cama a noite preocupado com as contas que tem por pagar” (SHILER, 2013).

Em Santa Catarina há um grande número de inadimplentes, como mostra os dados do SERASA (2019), “chegando a quase 2 milhões de inadimplentes, dentro do cenário alarmante de 63,4 milhões no Brasil todo.”

O presente artigo tem a seguinte problemática: Quais as principais contribuições da contabilidade e do planejamento financeiro para as pessoas físicas?

Para responder ao problema de pesquisa tem o objetivo identificar as principais contribuições que a contabilidade e o planejamento financeiro podem trazer para pessoas físicas. Quanto aos objetivos específicos, tem-se: (a) identificar as contribuições da contabilidade para as pessoas físicas; (b) conhecer o planejamento financeiro aplicado às pessoas físicas; e (c) reconhecer as principais contribuições da contabilidade e do planejamento financeiro para pessoas físicas.

A pesquisa se caracteriza como descritiva. Quanto aos procedimentos metodológicos, será realizado uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos.

 

2 REVISÃO DA LITERATURA

Esta seção tem como finalidade explanar os temas apontados, através de pesquisa bibliográfica referente a importância da contabilidade e do planejamento financeiro na vida das pessoas físicas. A presente pesquisa traz tópicos como receitas e gastos na pessoa física, orçamento para pessoa física e constituição de poupança.

2.1 CONTABILIDADE PARA PESSOAS FÍSICAS

 

A contabilidade não é um instrumento utilizado apenas por pessoas jurídicas ela está muito presente na vida das pessoas físicas. “A partir do nascimento a pessoa pode ser titular de um patrimônio, quer dizer, é capaz para adquirir bens direitos e obrigações inclusive por herança” (FERREIRA, 2010).

O ser humano é um ser ambicioso e tem a intensa necessidade de evoluir, a contabilidade tem por objetivo ajudá-lo a acompanhar o seu crescimento, “a mesma visa fornecer informações sobre a situação financeira com base nos fatos ocorridos no patrimônio, coletando dados e proporcionando a oportunidade da administração da sua própria vida financeira” (SILVA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com