TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  4/12/2016  •  Artigo  •  4.458 Palavras (18 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 18

PERFIL CONTEMPORÂNEO DO CONTADOR: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

CONTADOR'S CONTEMPORARY PROFILE: AN ANALYSIS OF UNDERGRADUATE COURSE PROPOSALS AND LABOR MARKET REQUIREMENTS

André Leonardo Silveira[1]

Claudiane Michaltchuk Granemann[2]

        

RESUMO

Este estudo tem o objetivo de analisar o perfil do profissional contábil e compará-lo às necessidades do mercado de trabalho atual no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa descritiva realizada no período de Agosto a Outubro de 2016 onde foi coletado informações da carga horária do curso ciências contábeis de oito universidades do Sistema Acafe com o intuito de identificar as disciplinas mais estudadas pelas instituições. Para o estudo comparativo foi extraído dados de vagas de emprego para o profissional contábil coletados do site anúncio de empregos Catho. Vagas essas que na grande maioria são ofertas destinadas a cargos de auxiliares e assistentes. Notou-se que independente da hierarquia o mercado de trabalho exige por profissionais com experiência na área e principalmente com conhecimentos relacionados a contabilidade e legislação societária e tributária. Identifica-se também que de modo geral as instituições de ensino estão mantendo sua grade curricular condizente com as necessidades do mercado de trabalho, formando assim profissionais contábeis que atendem à demanda necessária.

Palavras-chave: Profissional Contábil. Competências. Habilidades. Vagas de Emprego. Exigências do Mercado de Trabalho.

ABSTRACT

This study aims to analyze the profile of the accounting professional and compare it to the needs of the current labor market in the state of Santa Catarina. It is a descriptive research carried out from August to October 2016, where information was collected from the timetable of the accounting sciences course of eight Acafe System universities in order to identify the disciplines most studied by the institutions. For the comparative study was extracted data from job vacancies for the accounting professional collected from the advert site of catho jobs. These vacancies, which in the great majority are offers destined to positions of assistants and assistants. It was noted that regardless of the hierarchy the labor market requires by professionals with experience in the area and mainly with knowledge related to accounting and corporate and tax legislation. It is also identified that, in general, educational institutions are maintaining their curriculum in line with the needs of the labor market, thus forming accounting professionals who meet the necessary demand.

Keywords: Profissional Contábil. Competências. Habilidades. Vagas de Emprego. Exigências do Mercado de Trabalho.

 1  INTRODUÇÃO

O profissional contábil há muitos anos vem exercendo um papel de grande relevância para a sociedade. Seus conhecimentos e habilidades o tornam uma importante peça para a gestão de empresas. De acordo com Branco (2003) o contabilista deve compreender o meio em que está inserido e ter capacidade técnica para atuar, trazendo novas ideias e auxiliando as organizações, sendo peça importante na tomada de decisão em meio social, político, econômico e cultural.

Percebe-se que o profissional contábil deve ter qualidade e conhecimento técnico, sua atuação com o meio exige voz ativa e capacidade de tomada de decisão. Suas qualidades e habilidades se desenvolveram mais a medida que a globalização trouxe inovações (MOHAMED;  LASHINE, 2003).

Devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos o perfil do profissional contador já vem sendo abordado e, segundo Leal et al (2008), precisa ser remodelado para que continuem atendendo as exigências das organizações[a].Preocupado se os profissionais contábeis estão adequados para que o mercado de trabalho está procurando, surgiu a questão de pesquisa deste trabalho: Os conteúdos disciplinares dos cursos de graduação do sistema ACAFE de Santa Catarina estão alinhados com as exigências de mercado da região? Esse estudo procura responder se os graduandos de ciências contábeis saem de suas universidades preparados para atender as exigências que o mercado de trabalho procura.

Esse tema foi abordado também por acadêmicos em suas pesquisas no estado do Mato Grosso do Sul (Emanuelli Simon), Minas Gerais especificamente da cidade de Uberlândia (Edileusa Godói de Souza) e no estado do Paraná na cidade de Curitiba (Daniel Ferreira dos Santos e Ronaldo Ferreira dos Santos) o que revela ser um assunto curioso para graduandos e instituições interessadas nos resultados das pesquisas.

        O principal objetivo deste trabalho é verificar se o processo educativo superior no curso de ciências contábeis do sistema ACAFE de Santa Catarina contribui para a valorização da profissão e ampliação de oportunidades.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO

        

Essa seção trata-se do referencial teórico que se apoia o presente artigo, onde é apresentado o perfil do profissional contador, o mercado de trabalho para o contador contemporâneo e por fim o perfil das instituições de ensino na formação de profissionais contábeis.

2.1 PERFIL DO PROFISSIONAL CONTADOR

        Segundo Santos (2011) a ciência mais antiga que se conhece é a ciência contábil, há registros muito antigos de civilizações pré-históricas que caracterizava ser um sistema contábil bem definido.

Desde a antiguidade a evolução do profissional contábil está ligada a evolução da sociedade, conforme Iudícibus “em termos de compreensão da evolução contábil histórica raramente o ‘estado da arte’ ultrapassa o grau de evolução econômica, institucional e social das sociedades analisadas, em cada época.” (IUDÍCIBUS, 2006, p.35 apud PELEIAS et al. 2007)

Em relação ao perfil do profissional contábil, pode ser definido como todo o conjunto de habilidades portadas pelo profissional contábil, envolvendo sua capacidade de usar o conhecimento técnico e científico para exercer funções contábeis. São inúmeras as competências e habilidades do profissional, mas algumas das mais importantes são: demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; aplicar adequadamente a legislação às funções contábeis; desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial; exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que são prescritas através da legislação específica (MEC, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (289.1 Kb)   docx (73.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com