TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Informações socioambientais

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 8

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Informações socioambientais

Curso:

Professor: Marcos Crepaldi

Nome do estudante: Gabriel ramos costa

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (Peso 10,0)

Partindo-se dos seguintes pressupostos: (a) a Universidade é um ambiente de discussão, produção e difusão de conhecimentos; (b) o ensino universitário deve estar embasado na inter-relação entre ensino-pesquisa-extensão; (c) a educação ambiental é componente essencial e permanente da educação nacional em todos os níveis e modalidades do processo educativo; e (d) a UNISUL tem o compromisso de formar cidadãos críticos e reflexivos no mundo em que se vive; propõe-se a presente Atividade Avaliativa a Distância para a UA Informações Socioambientais.

Para realizar a Avaliação a Distância você deve seguir os seguintes passos:

  1. Primeiro Passo – pesquisar sobre o atual conceito de “meio socioambiental” e seus principais componentes envolvidos;
  2. Segundo Passo – selecionar cinco pessoas com quem você mantém relações cotidianas em ambientes distintos (como: familiar, acadêmico, trabalho, religioso, lazer, redes sociais, dentre outros), em diversificadas faixas de idades e níveis de formação educacional;
  3. Terceiro Passo – entrevistar as cinco pessoas selecionadas acerca do entendimento do termo “meio socioambiental” e efetuar registro sobre a compreensão do entrevistado, sem provocar qualquer discussão anterior sobre o tema (observe o número máximo de linhas); e
  4. Quarto Passo – debater sobre a questão socioambiental na atualidade e registrar o resultado da discussão (observe o número máximo de linhas).

Os registros deverão ser apresentados ao professor nos formulários a seguir, que servirão como instrumentos da Avaliação a Distância. Serão avaliados: atendimento aos quesitos de diversificação de entrevistados, adequado preenchimento do formulário, poder de síntese, criticidade e clareza no registro.

Primeiro Entrevistado

Ambiente de Relação

(   ) Familiar

(   ) Acadêmico

(   ) Trabalho

(X) Religioso

(   ) Lazer

(   ) Redes Sociais

(   ) Outros: _____________________________

Faixa de Idade

(   ) entre 7 e 10 anos

(   ) entre 10 e 15 anos

(   ) entre 15 e 25 anos

(X) entre 25 e 35 anos

(   ) entre 35 e 50 anos

(   ) mais de 50 anos

Nível de Formação Educacional

(   ) Ensino Fundamental

(   ) Ensino Médio

(X) Superior

(   ) Pós-Graduação

Entendimento Inicial acerca do termo “meio socioambiental” (sem discussão prévia – máximo 10 linhas)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

“Complexo, meu entendimento é quase zero acerca do assunto, mas acredito que seja tudo que diz respeito a participação da sociedade nas ações de consciência acerca do meio ambiente.”         

Relato da discussão (máximo 10 linhas)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

“Com certeza, esta consciência sustentável vem crescendo na região mas ainda é muito tímida, em criciúma tem um pessoal que montou um aplicativo chamado ‘Reverse’ Vale a pena pesquisar a respeito.” A Reverse é um negócio de impacto socioambiental que desenvolve soluções colaborativas para a gestão de Resíduos Sólidos. Acreditamos que uma sociedade engajada é composta por pessoas e organizações conscientes de suas responsabilidades para com seu lixo.

Segundo Entrevistado

Ambiente de Relação

(   ) Familiar

(   ) Acadêmico

(   ) Trabalho

(X) Religioso

(   ) Lazer

(   ) Redes Sociais

(   ) Outros: _____________________________

Faixa de Idade

(   ) entre 7 e 10 anos

(   ) entre 10 e 15 anos

(   ) entre 15 e 25 anos

(   ) entre 25 e 35 anos

(X) entre 35 e 50 anos

(   ) mais de 50 anos

Nível de Formação Educacional

(   ) Ensino Fundamental

(   ) Ensino Médio

(   ) Superior

(X) Mestrado

Entendimento Inicial acerca do termo “meio socioambiental” (sem discussão prévia – máximo 10 linhas)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

O ser humano é um ser composto de matéria e de uma parte imaterial. Para as questões de religiosidade, o lado imaterial do homem corresponde, alma e espírito. Entretanto, o homem não é somente alma e espírito, também, por ser matéria, necessita de um ambiente material para viver.

O ser humano está inserido em um ambiente socioambiental, e indiferente do credo religioso, ou até mesmo a negação de um credo, existe a necessidade de manter um relacionamento saudável com a sócioambientalidade. A forma de fazer política, a vida social e o meio ambiente estão ligadas diretamente ao homem e, por isso, dizem respeito à capacidade natural do homem em dispor-se religiosamente.

As questões políticas, sociais e ambientais, que na qual o homem está inserido, quando tratadas de forma responsável, trarão ao ser humano um desenvolvimento religioso maior, em virtude das questões de éticas e morais. Ou seja, quando o homem preserva o ambiente em que vive, e de maneira consciente e honesta desenvolve a sua sociedade, resultará num maior ganho para si mesmo e com os demais em que se relaciona. Fazendo desse ser humano, alguém moral e eticamente pleno, qua é uma das questões de maior exigência, no caso do cristianismo, e de forma mais precisa, no protestantismo.

Dentro desse pensamento, assim como um Deus perfeito e justo, cria um mundo perfeito e milimetricamente ajustado, o homem por conter a sua imagem e ser de forma moral e ética semelhante a Ele, necessita como consequência manter um relacionamento perfeito entre o meio social e ambiental em que vive. O prejuízo que o próprio homem causa em seu ambiente socioambiental é consequência do seu distanciamento divino. Isto é, quando longe do seu ideal ético e moral, o homem deprava todo o seu ambiente social e ambiental, resultando na realidade dos dias atuais, apresentando um futuro sombrio para toda a raça humana e para o ambiente em que ela está inserida.         

Relato da discussão (máximo 10 linhas)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Esse tema é de grande importância para a sociedade, e deveriam ter uma maior abordagem desde os sistemas mais básicos de educação. Pois quando se conhece o meio que na qual se está inserido, naturalmente haverá um ganho na questão de responsabilidade. Ou seja, se me torno conhecedor de todo um sistema e de minha parte nele, terei que ter uma maior responsabilidade no que diz respeito a este sistema.

Um país auto sustentável depende de vários fatores, não somente das questões socioambientais. Estas questões possuem um papel determinante, no entanto, dependem de outros fatores, para que um pais seja auto sustentável, como: a formação do indivíduo, a valorização da própria vida, a legislação operante no país, a disponibilidade de recursos naturais do pais, o desenvolvimento tecnológico do pais, transportes, etc., fazem que, somando às questões socioambientais, tornam um país cada vez mais auto sustentável.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (297.4 Kb)   docx (80.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com