TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E MORAL: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E REFLEXÕES

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.111 Palavras (29 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO         5

  1. ÉTICA E MORAL: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E REFLEXÕES............................................................................................6

  1. O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS............9
  1. A TEORIA DA CONTABILIDADE E A APLICAÇÃO DA ÉTICA NA CONTABILIDADE COMERCIAL............................................................12
  1. A SOCIEDADE BRASILEIRA EM TEMPO DE CRISE..........................16

CONCLUSÃO .............................................................................................21

      REFERÊNCIAS ..........................................................................................22

RESUMO

O presente artigo aborda a importância do estudo da ética dentro das organizações e na prática da contabilidade comercial. Destaca a importância dos fundamentos do comportamento organizacional e o comportamento da sociedade brasileira em tempo de crise econômica e política, associando à responsabilidade do profissional de contabilidade diante destas situações. O presente artigo está fundamentado em dados bibliográficos com análise de notícias, textos e artigos, e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos trabalhados durante o semestre no curso superior de ciências contábeis, interligando os conteúdos ministrados. Cabe ainda ressaltar que não são poucas as situações em que o contador se depara com questões éticas e morais no exercício da profissão.

Palavras-chave: Ética, contabilidade e comportamento organizacional.

INTRODUÇÃO

A ética e a moral tem na filosofia a sua fundamentação, fazendo parte dos conceitos que alicerçam uma sociedade melhor, mais humana e mais honesta, para formar os pilares de um futuro consistente nas boas práticas. Dentro desta premissa, a filosofia foi um “campo fértil” ao longo da história da humanidade para o seu desenvolvimento, ela nos lança nos questionamentos do que é certo e errado, não somente nos comportamentos sociais e familiares, bem como, no comportamento organizacional, ou seja, na conduta do profissional no ambiente de trabalho, onde o profissional se apresenta como membro de uma empresa e muitas vezes “fala” por ela, ao se apresentar ou produzir dados e relatórios para o mercado, como pode acontecer no exercício profissional do contador.

O uso da ética nas organizações é um assunto muito em pauta, devido às condutas duvidosas que encontramos no mercado por parte de muitos profissionais, que produzem dados fraudulentos ou enganosos a fim de manipular o mercado de ações, entre outros, onde empresas apresentam balanços inconsistentes com sua realidade financeira a fim de produzir relatórios e dados que garantam sua confiabilidade. Pessoas físicas e jurídicas que querem utilizar de manobras e subterfúgios com a finalidade de “enganar” o fisco. Como já mencionado, são muitas as situações que colocam o contador à prova.

O presente artigo está fundamentado em referencial teórico, bibliográfico, em artigos científicos, análise e interpretação de dados coletados de notícias atuais, análise e interpretação de textos que trarão o leitor à luz da reflexão sobre as práticas adotadas ultimamente, em variados setores produtivos do nosso país, ao mesmo tempo em que ressalta a importância das práticas sustentáveis na conduta profissional dos contadores, que tem o desafio de atuar nas organizações com o compromisso da manutenção de boas práticas éticas e morais, em sua trajetória profissional.

O objetivo deste artigo é contemplar os fundamentos e conceitos da ética, e sua aplicabilidade no comportamento organizacional dos profissionais de contabilidade, ao tratar da contabilidade comercial na sociedade brasileira nesses tempos de crise econômica e política, convidando o leitor para uma reflexão acerca do tema e tem em seu objetivo específico apresentar boas práticas de conduta ética e moral para os profissionais de contabilidade.

1.ÉTICA E MORAL: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E REFLEXÕES

        Ao longo da história da humanidade, desde os tempos antigos que existem reflexões sobre a ética e a moral, que estão diretamente ligadas as escolhas das pessoas e ao comportamento por elas adotados, não são raras as situações em que o ser humano social necessitou de fechar acordos para que a sua interação e convivência fossem sustentáveis. A ética nos conduz no caminho daquilo que acreditamos ser o melhor para nós mesmos e para os outros membros da sociedade havendo uma interface entre moral e ética que é indissociável.

        Na leitura de Tavares (2014) é possível compreender que o estudo da ética ou filosofia moral, no ocidente, iniciou-se com Sócrates, para ele o conceito de ética iria além do senso comum da sua época, o corpo seria a prisão da alma que é imutável e eterna, o conceito de que existiria um “bem em sí” próprio da sabedoria da alma e que poderia ser rememorado pelo aprendizado, como a consciência das pessoas. Já segundo os textos de Aristóteles, a ética está subordinada à política, pois defendia que na monarquia e na aristocracia se encontraria a alta virtude, devido a serem classes privilegiadas, também afirma que o homem é moldado na medida em que faz escolhas éticas e sofre às influências destas escolhas. Desta forma, o homem deveria entrar em contato com a própria essência, a fim de alcançar a perfeição.

        Ainda na contextualização histórica, segundo Vásquez, (1970) Não se pode deixar de mencionar a influência do Cristianismo na construção do conceito de ética e moral no ocidente, destacando-se dois pensadores que muito contribuíram: Tomás de Aquino e Agostinho de Hipona, pois a partir deles se relaciona a ideia de que a virtude se define a partir da relação do homem com Deus, sendo as duas principais virtudes, a fé e a caridade. Cabe aqui ressaltar que Santo Agostinho se posicionava em dualismos, Bem e mal, corpo e espírito estariam separados, ele condenava os pecados da carne e alegava que a fé era o essencial para a vida. Já São Tomás de Aquino colocava a razão em primeiro lugar. Ainda na leitura do pensamento cristão, se afirma a ética do livre arbítrio, tomando-se por base que o impulso inicial de liberdade do homem é voltado para o mal, ou seja, para a prática do pecado e que o auxílio para a melhor conduta é a orientação da lei divina, com isso a ética passa a estabelecer três tipos de conduta: a moral ou ética (fundamentada no dever), a imoral ou antiética e a indiferente à moral. Ainda no círculo cristão outros pensadores irão debater a ética, tais como: Lutero, Copérnico, Descartes e Kant.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)   pdf (321.4 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com