TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Por:   •  5/7/2018  •  Artigo  •  7.510 Palavras (31 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 31

ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Cintia Alexandre da Silva

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

                                                   Orientadora: Prof. MS. Adriana Calado Fragoso

RESUMO

O artigo cientifico foi preparado a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo principal tratar sobre a ética na profissão contábil. O tema foi definido mediante grande observação sobre a crescente importância que se dá a Contabilidade, e aos seus profissionais, tais como contadores, auditores, dentre outros que a profissão abrange, exigindo deles o dever de zelar pela valorização da profissão. Esse trabalho sobre “A ética na profissão contábil” se deu através de livros, materiais publicados, sites e artigos científicos baseados no tema abordado neste artigo. Serão apresentados alguns referenciais teóricos como: A história da ética,conceitos de ética,penalidades e o caso polêmico da petrobrás e suas consequências.Este estudo foi direcionado ao estudo da globalização como fator de influência na atuação do profissional da área contábil, mais especificadamente o contador. O resultado alcançado foi: alguns profissionais da área contabil não respeitam o Código de Ética da contabilidade e as resoluções do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e acabam sendo penalizados pelo uso indevido de informações privilegiadas das empresas.

PALAVRAS-CHAVE: Ética Profissional, Ética Contábil, Responsabilidade Social.

ABSTRACT


The scientific article was prepared from a bibliographical research, whose main objective is to deal with ethics in the accounting profession. The theme was defined by great observation about the growing importance of Accounting, and its professionals, such as accountants, auditors, among others that the profession covers, requiring them the duty to ensure the valuation of the profession. This work on "Ethics in the accounting profession" occurred through books, published materials, websites and scientific articles based on the topic addressed in this article. Some theoretical references will be presented such as: The history of ethics, concepts of ethics, penalties and the controversial case of petrobrás and its consequences. This study was directed to the study of globalization as a factor of influence in the professional work of the accounting area, more specifically the counter. The result was: some accounting professionals do not comply with the Accounting Code of Ethics and the resolutions of the Federal Accounting Council (CFC) and abacam being penalized for the misuse of inside information of the companies.

KEY WORDS: Professional Ethics, Accounting Ethics, Social Responsibility.

1  INTRODUÇÃO

Todo ser humano tem, por natureza, o objetivo de estabelecer-se profissionalmente, porém a ética deve ser à base da construção da vida de qualquer profissional. Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade é dever de todo o Contabilista comprometido com a sociedade, com os Colegas e com a Classe. Neste contexto, a Ética é um valor de suma importância para qualquer pessoa, no entanto muitos não conseguem assimilar e agir segundo os princípios éticos regidos pelo Código de Ética Profissional do Contabilista - CEPC (FERRACIOLI et al. 2015).

A profissão contábil evoluiu com a sociedade e hoje está como uma das mais requeridas, pois todas as empresas e instituições precisam de seus serviços. Por isso a ética profissional tem um papel muito importante, pois no seu conteúdo existem várias regulamentações e limitações para o exercício da profissão. Todavia, não basta apenas ter o conhecimento da doutrina legal para obter êxito em como profissional, mas sim exercê-lo em sua plenitude, elemento imprescindível ao correto profissional. Faz-se necessária para desenvolver a consciência social e profissional da pessoa. A valorização da ética é uma tendência mundial e exigência adotada pelas organizações, e o estudo da ética nas instituições, empresas e no ensino superior é uma conseqüência direta. (FERRACIOLI et al. 2015).

No entanto, observa-se também, que conforme o meio em que está inserida a organização, os contadores tendem a se sentir pressionados pela administração para o gerenciamento e a adequação do resultado, o que vai contra os princípios contábeis e a ética profissional, já que embasados nos princípios éticos da profissão não deveriam se sujeitar a tais pressões, pois são cientes da função social que detêm ao lidar com informações que afetam a empresa e a sociedade.

        O presente artigo busca apresentar a importância da ética para os profissionais da área da contabilidade como: contadores,auditores,analistas fiscais e tributários e também para acadêmicos de outras áreas de conhecimento como admininistração.  

           O principal motivo para formulação deste artigo é apresentar como o código de ética contábil deve ser aplicado no cotidiano dos contadores e outros profissionais da área de contabilidade.

            No aspecto científico e acadêmico, busca-se divulgar que o código de ética contábil tem uma grande importância no que diz respeito a correta mensuração,classificação e divulgação de informações contábeis para a sociedade.

            Foi utilizado a abordagem qualitativa para reunir e apresentar algumas resoluções do Conselho  Federal de Contabilidade (CFC)  que possuem grande valor ético relacionados ao comportamento desejado dos profissionais da área contábil.

            Nesta pesquisa bibliográfica, busca-se a resposta para o seguinte questionamento: como o código de ética pode ajudar o profissional contábil nas execuções de suas atividades perante a sociedade?

O objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência da ética do Contador para a sociedade e os objetivos específicos são: apresentar a dificuldade de desenvolvimento de uma empresa ao identificar a falta de zelo do profissional da área contábil, levantar quão vítima é a sociedade, não apenas a empresa e sociedades e investigar a questão do abuso profissional baseado em fatores éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (418 Kb)   docx (141.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com