TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE NOVA ROMA

Por:   •  12/5/2018  •  Artigo  •  4.797 Palavras (20 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE NOVA ROMA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ÉTICA PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE NOVA ROMA

HAYANE HEGLE SILVA DE ARAUJO

LARISSA SOUTO MAIOR VIEGAS SOUSA

RECIFE - PE

2017

HAYANE HEGLE SILVA DE ARAUJO

LARISSA SOUTO MAIOR VIEGAS SOUSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE NOVA ROMA

                                                        Trabalho entregue a professora Eneri Albuquerque,

                                                             pelas alunas: Hayane Hegle Silva de Araujo e Larissa

                                                      Souto Maior Viegas Sousa do terceiro período do

                                                                    curso de Ciências Contábeis da Faculdade Nova

                                                                     Roma.

                               

RECIFE - PE

2017

ÉTICA PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE NOVA ROMA

RESUMO

   Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o entendimento dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Nova Roma (FNR) sobre ética profissional. É uma pesquisa com levantamento de dados por meio de questionário, representando uma amostra de 15 acadêmicos do segundo, quinto, sétimo e oitavo períodos. No geral, os estudantes demonstraram ter consciência da conduta de um profissional que exerce sua função eticamente, mesmo que 33,33% dos respondentes não tenham cursado a matéria curricular Ética ainda. Concluiu-se que os estudantes ao avançarem nos estudos melhoram e ampliam seu entendimento a respeito da ética.

Palavras-chaves: Ética. Ética Profissional. Ética do Contador.

1 INTRODUÇÃO

    A ética profissional é um assunto de grande importância, pois favorece o correto desempenho da atuação de um profissional. O especialista deve estar atento às responsabilidades de sua profissão. Agir, segundo os princípios éticos e morais estabelecidos no código de ética, conduz o profissional a obter uma postura que lhe garanta credibilidade e respeito perante a sociedade. A valorização da ética tem sido cada vez mais forte e vem sendo exigida nas empresas como um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento profissional, não só na área contábil, mas também em outras profissões e na vida de cada individuo.

   A profissão contábil é uma das mais expostas a escândalos devido a facilidade de lidar com o setor financeiro de empresas. Tal fato pode conduzir o profissional contábil à oportunidade de cometer infrações que vão contra a ética. Sendo assim, é importante que a formação ética se inicie na família e aprofunde reflexões desta conduta durante os cursos de graduação.

   Neste sentido o Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) foi criado para nortear os profissionais no que diz respeito aos procedimentos corretos no exercício da profissão. O Código de Ética deve ser tido pelo profissional como uma base orientadora de sua carreira.

   Tendo em vista a importância da ética na profissão contábil para o bom desempenho do profissional da área é relevante pesquisar esse tema a partir do seguinte problema: Quais as concepções dos estudantes de Ciências Contábeis da Faculdade Nova Roma (FNR) sobre a ética profissional do contador? Diante desse problema de pesquisa surgiram os seguintes objetivos: avaliar o entendimento dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Nova Roma (FNR) sobre ética profissional; buscando diferenciar as concepções dos estudantes sobre ética profissional do início, meio e final do curso e identificar a importância da ética profissional para a formação do futuro profissional de Ciências Contábeis.

   Nos últimos anos tem-se observado, por meio da mídia, denúncias de condutas antiéticas entre as mais variadas profissões, incluindo as relacionadas ao profissional contabilista como, por exemplo, um dos casos midiáticos mais comentado e divulgado, em 2012, foi o escândalo sobre a organização criminosa, chefiada pelo vulgo Carlinhos Cachoeira (Carlos Augusto Ramos), em que o contador Gilmar Carvalho de Morais foi apontado como integrante de um esquema de abertura de empresas fantasmas, para lavagem de dinheiro ilícito, além de se envolver com agiotas.

   Outro exemplo de comprometimento da ética profissional do contador foi o muito famoso caso da empresa internacional ENRON, que no decorrer do ano de 2001 descobriu-se que a organização teve seus resultados contábeis alterados se utilizando de uma prática chamada marcação a mercado, em que o valor de retorno dos projetos era contabilizado pelo resultado futuro esperado, quando na realidade muitos projetos jamais saíram do papel, dando prejuízos ou então lucros muito inferiores aos previstos e registrados. Para atingir seus resultados e manter suas ações em alta a referida organização se utilizou de uma série de empresas criadas com a finalidade de simular operações. Bancos e instituições financeiras, mesmo com certa desconfiança, realizaram operações com a ENRON. Com isso, a empresa de auditoria Arthur Andersen que prestava serviço para ENRON perdeu totalmente a credibilidade, vindo a encerrar suas operações algum tempo depois.

   Quando o profissional contador age de forma incoerente com seu Código de Ética, vazando informações das empresas e do cliente ou distorcendo informações contábeis, responderá pelas consequências criminal e civil, correndo o risco até mesmo de perder o exercício da sua profissão, com o afastamento e a responsabilização nas diversas esferas judiciais.

   Na execução da profissão contábil, uma conduta não ética de um contabilista, pode em um primeiro momento agradar a quem se beneficia diretamente desta conduta. Porém, a médio e longo prazos, este fato além de denegrir o profissional que o praticou, causa impactos negativos a imagem da comunidade contábil como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (255.8 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com