TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACADEMIA DE ARTE FRANCESA

Por:   •  20/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Andressa Sanches Bertoni Rodrigues
Gabriel Luís Arruda
João Pedro Antunes
Marcelo Alves Ribeiro
Matheus Santos Ferrufino
Monique Rodrigues Ferreira

ACADEMIAS DE ARTE

Sorocaba/SP

201


Andressa Sanches Bertoni Rodrigues
Gabriel Luís Arruda
João Pedro Antunes
Marcelo Alves Ribeiro
Matheus Santos Ferrufino
Monique Rodrigues Ferreira

ACADEMIAS DE ARTE

Trabalho apresentado como exigência parcial
para aprovação do curso de
Estética e História da Arte
em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade
de Sorocaba ministrado por Prof. Roger.

Sorocaba/SP

2016


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Academia Francesa e Biblioteca de Mazarino (conselheiro de Luis XIV). 1661        6

Figura 2 - Frederico Zuccari        8

Figura 3 - Pietro Francesco Alberti (1584–1638). Uma Academia de Pintores em Roma, gravura        9

Figura 4 - Jorge III        10

Figura 5 - Mary Moser – George Romney        10

Figura 6 - Academia Real de Artes de Londres        11


SUMÁRIO

Lista de figuras        2

Sumário        3

1        INTRODUÇÃO        4

2        ACADEMIA DE ARTE FRANCESA        5

3        ACADEMIA DE SÃO LUCAS (ROMA)        8

4        ACADEMIA DE LONDRES        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13



  1.    INTRODUÇÃO

 As academia de Arte surgiram por volta do séc XVI na Itália, eram instituições destinadas a formação de artistas, e também tinham como objetivo maior enaltecer os artistas que eram vistos como simples artesãos, eram  caracterizadas por manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias.

A primeira academia propriamente dita foi a Academia de Desenho de Florença que teve origem no ano de 1562 pelo pintor e arquiteto Giorgio Vasari;  a mais importante de todas era a Academia de São Lucas em Roma, que teve origem no ano de 1577, porém por um longo período teve um declínio e foi reativada em 1593 pelo pintor Federici Zuccadi.

Ao longo dos séculos XVI ao XVIII surgiram diversas outras academias de extrema importância para se entender o conceito de arte, eram elas francesas, inglesas, alemãs, espanhola, todas elas diretamente ligadas a igreja e financiada pelo Papado.


  1.    ACADEMIA DE ARTE FRANCESA

A PRIMEIRA ACADEMIA

As primeiras academias surgiram por volta do séc XVI no Reinado de Henrique III, através das atividades de Jean Antoine de Baïf. A primeira academia era diretamente ligada Coroa Francesa, tinha como base os ensinos filosóficos, mas também trabalhava sobre conceitos de arte e ciências, porém esta academia teve pouco tempo de existência.

ACADEMIA FRANCESA - 1635

Logo em seguida sendo a primeira de cinco academias, a academia francesa foi fundada pelo cardeal Richelieu (francês, nasceu em Paris, 9 de setembro de 1585 e morreu em 4 de dezembro de 1642 em Paris, foi um político francês, primeiro-ministro de Luís XIII de 1628 a 1642, arquiteto do absolutismo na França e da liderança francesa na Europa) dia 29 de janeiro de 1635 em París-França, e é totalmente dedicado a gramática da língua francesa, seu objetivo é "Garantir a língua francesa e realizar atos filantrópicos" tendo como função de impor um padrão, incentivar boas práticas e definir normas, é composto por quarenta membros eleitos pelos seus pares,  dando um marco ao início de uma normatização da vida cultural, sua missão foi atribuída por cartas de patente de Louis XIII, em definir a língua francesa, implantando regras para ser de fácil compreensão de todos, por isso lançou o primeiro dicionário  a primeira edição da Academia dicionário francês publicado em 1694.

 Já sua estrutura teve desde o início seu funcionamento burocrático, porém sua regulamentação se consolidou em 1655 com a provação de alguns estatutos que separou os membros plenos dos estudantes, a escola se decompõe em alguns fatores, poéticos, românticos, dramaturgos, críticos, filósofos, historiadores e científicos, o que faz da academia tradicionalmente de alto escalão."A principal função da Academia será a de trabalhar com todo o carinho e toda a diligência possível no sentido de dotar certas regras ao nosso idioma e a de torná-la pura, eloquente e capaz de tratar das artes e das ciências". Autor desconhecido. Fechada em 1793, durante a Revolução Francesa.

Figura 1 - Academia Francesa e Biblioteca de Mazarino (conselheiro de Luis XIV). 1661

[pic 1]Disponível em: http://blog.panrotas.com.br/direto-de-paris/index.php/tag/ponte-das-artes/

ACADEMIA FRANCESA - 1648

Um grupo de artistas liderados por Chales Le Brum fundou em Paris no ano de 1648 a Academia Real de Pintura e Escultura, financiada pela regente Ana de Austria. Como as academias italianas, ela tinha como objetivo principal dar prestígio aos artistas e também concorrer com  a guilda parisiense de pintores e escultores.

Em 1671 a Academia Real passou a ser controlada por Jean Biptiste Colbert e como diretor Le Brun, que acabaram se tornando aliados da monarquia absolutista de Luis XIV, que definia a associação da escola com o Estado e com isso ela passava a ter poder diretivo sobre todo sistema de arte nacional, com isso tornava a França o novo centro cultural europeu. Sua estrutura era diferente pelo seu funcionamento burocrático, a academia francesa confere à instituição um caráter renovado. Contudo, estabeleceu os padrões sob a supervisão de um seleto grupo de artistas, que foram considerados dignos pelos seus pares e pelo Estado. A Academia determinou o que era boa arte, má arte e até arte perigosa. Além disso, protegeu a cultura francesa da "corrupção", rejeitando tendências de vanguarda entre seus alunos e aqueles que se submeteram ao Salão anual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (866 Kb)   docx (774.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com