TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROZOOLOGIA E O AFETO/FAMÍLIA MULTIESPÉCIE

Por:   •  24/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

ANTROZOOLOGIA E O AFETO/FAMÍLIA MULTIESPÉCIE

Caroline Araujo; Tereza Rodrigues Vieira

(UNIPAR – Universidade Paranaense)

Introdução: A evolução da conjectura conhecida da família vem se transformando na sociedade. Atualmente vem muito se discutindo a relação de animais domésticos e seus donos, com isso surgiram termos para aludir esse vinculo existente, um exemplo é a antrozoologia. Também cabe destacar a chamada família multiespécie, que se configuram quando humanos atribuem aos seus animais a figura de parte da família.

Objetivo: Desenvolver a etimologia e conceitos dos termos antrozoologia e família multiespécie. Evidenciar como surgiram esses novos modelos de família. E também, apresentar como e se, as legislações tutelam a mencionada família constituída por múltiplas espécies.

Desenvolvimento: A sociedade atual, com suas transformações englobam diversos conceitos e termos para denominar as novas formas sociais. Como muitos outros aspectos, a família vem se modificando constantemente para seguir os novos padrões estabelecidos pela coletividade. A nova tendência é a chamada família multiespécie, conceituada por BOWEN (1978), como a interação humano-animal onde se retira a necessidade de laços sanguíneos e incorpora os laços afetivos para a formação de uma família. FARACO (2008) ressalta a posição da Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA) sobre a interação humana e animal que é definida como “uma relação dinâmica e mutuamente benéfica entre pessoas e outros animais, influenciada pelos comportamentos essenciais para a saúde e bem-estar de ambos. Isso inclui as interações emocionais, psicológicas e físicas entre pessoas, demais animais e ambiente”. Neste sentindo, outra matéria em discussão, é a Antrozoologia que tem a intenção de estudar esse vinculo que esta se formando e cada vez fica mais forte entre os animais e os humanos, de uma forma cientifica por meio de analise do comportamento animal. Com isso, o estudo do comportamento animal, antrozoologia, e a relação de afeto entre os homens e seus animais, configuram a abrangência da família, contendo diversas espécies. No mesmo sentido os novos modelos familiares colocam a questão da consanguinidade em segundo plano, enfatizando que atualmente a família se destaca pela proximidade e pelo fato de as pessoas ou os animais coabitarem o mesmo espaço físico (MACEDO apud GAZZANA 2014). O animal de estimação esta tutelado em legalmente no Brasil, um exemplo é a Constituição Federal que busca a proibir a crueldade e também o Código Civil que trata o animal com um simples objeto, porém, a legislação brasileira ainda não apresenta a regulamentação desse novo modelo de família de múltiplas espécies no âmbito jurídico.

Conclusão: Por fim, considerando a nova forma de se entender família, necessário se faz que não só a sociedade, mas também o ordenamento jurídico de adéque a essa nova ordem.

Referências:

FARACO, C. B. Interação humano-cão: o social constituído pela relação interespécie. Porto Alegre: PUCRS, 2008. Disponível em: Acesso em: 02 jun. 2016.

FARACO, C. B. Interação Humano-Animal. Ciênc. vet. tróp., Recife-PE, v. 11, suplemento 1, p. 31-35 abril, 2008. Disponível em: Acesso em 03 jun. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com